A Escócia é um dos países que integram o Reino Unido, que além de possuir invernos rigorosos, é famoso por seus belos castelos antigos, sendo que alguns, reza a lenda, são assombrados. O nome Escócia (Scotland) deriva do latim Scotia, que significa terra dos scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século V.
Alguns dos castelos que dizem que são assombrados:
Castelo Glamis
Mortes rondam a história deste castelo como a do rei Malcolm III, que no século XI foi assassinado ali. Este castelo também serviu de cenário para uma famosa peça de Shakespeare “MacBeth”.
Segundo a lenda, o Conde Beardie que foi um hóspede do castelo, jogou cartas com Satã e segue assombrando o castelo, e ainda há um outro segredo terrível escondido. Algo a ver com uma criatura monstruosa que nasceu em Glamis, e viveu, segundo a lenda, por mais de cem anos… A criatura ainda assombraria o castelo também.
Castelo Muchalls
Este é assombrado por um fantasma conhecido como a dama de verde. A lenda deste castelo conta que uma moça se aventurou num túnel que passa por debaixo do castelo e vai até o mar, para encontrar seu amante, mas a maré subiu e a pobre moça morreu afogada. Reza a lenda que ela às vezes aparece, em uma das salas do castelo.
Castelo Cortachy
A maldição que envolve este castelo é sobre um jovem tamborileiro que foi jogado da mais alta torre do castelo, pelo conde de Ogilvy, pois, ele desconfiava que o rapaz pudesse estar tendo um caso com sua esposa, a Condessa de Airlie.
Antes de morrer o jovem rogou uma praga sobre os Ogilvy, que antes da morte de algum membro da família, horripilantes e misteriosos rufar de tambores seriam ouvidos.
Castelo Ballindalloch
Este castelo é conhecido por várias aparições de fantasmas femininos, embora não haja registros de quem estas mulheres poderiam ter sido, mas uma suspeita é que tenham sido amantes rejeitadas, que ainda sofrem por seus amados.
Além disso, o fantasma de um certo General James Grant ocasionalmente aparece cavalgando um cavalo branco ao redor do castelo. O general está supostamente enterrado por ali e há alguma especulação sobre se o seu espírito existe para vigiar o castelo.
Castelo Braemar
Seria assombrado pelo coronel negro (John Farquharson de Inverey), que incendiou o castelo após este ter sido ocupado por tropas governamentais.
Dizem que ele (coronel negro) foi visto assistindo TV ao lado do proprietário do castelo. Outra lenda é de que ele é assombrado por uma linda moça de longos cabelos loiros, uma jovem noiva que cometeu suicídio quando seu futuro marido a abandonou.
Castelo Culzean
Em uma noite de tempestade uma fantasmagórica gaita de foles pode ser ouvida perto do Castelo Culzean. O Fantasma gaiteiro gosta de misturar a sua musica assombrada com o vento e as ondas que se quebram sobre as falésias. Alguns dizem que é o espírito de um gaiteiro que desapareceu enquanto estava explorando as cavernas abaixo do castelo.
Castelo Dunstaffnage
É assombrado por um fantasma chamado a Dama de Dunstaffnage. Quem era, ninguém sabe, mas sua aparição revelaria grandes acontecimentos na vida dos proprietários do castelo.
Castelo Borthwick
O quarto vermelho do Castelo Borthwick assustou tantos visitantes, que na década de 1980 um sacerdote de Edimburgo foi chamado pelos proprietários para exorcizar os espíritos remanescentes, entre muitos outros, Mary Stuart, a famosa rainha dos escoceses.
Era assombrado também por um conselheiro dos Borthwick que utilizou o quarto vermelho como cofre. Quando os Borthwicks descobriram que ele roubou o seu dinheiro, eles o queimaram até a morte.
Castelo Duntrune
Assombrado por um gaiteiro, que teria sido enviado por um clã rival, que descoberto foi preso numa das torres, mas permaneceu com a sua gaita, e quando o clã rival foi atacar o castelo ele começou a tocar na gaita de foles “a canção da retirada”, pois os invasores estavam em menor número e seriam massacrados. Os proprietários perceberam a canção e mandaram cortar as mãos (ou dedos, às vezes relatados em contos) do músico. E assim, dizem que o gaiteiro assombra a torre, com a música de sua gaita de foles, e atividades demoníacas tem sido relatadas em algumas partes do castelo.
Castelo Hermitage
Lord Bad Soulis foi um praticante de magia negra. Juntamente com seu assistente Robin Redcap, ele foi o responsável pelo desaparecimento de muitas crianças.
Como contado na lenda ele não poderia ser morto por enforcamento nem por uso de qualquer arma feita de aço forjado, então, ele foi levado até um círculo de pedra numa colina próxima, onde o revestiram com chumbo e o ferveram num caldeirão.
No castelo dizem que o choro de suas vítimas ainda pode ser ouvido. Os visitantes também se queixam de serem empurrados por forças invisíveis, quando estão perto de um lago da capela.
Outros Castelos
Castelo de Edimburgo
O Castelo de Edimburgo, do leste, domina a cidade das rochas e comanda as terras por milhas ao seu redor.
A entrada da esplanada, lugar da parada militar anual, com o Half-Moon Bastion ao fundo.
Castelo Crathes
Castelo Crathes, casa dos Burnetts por 400 anos. Foi reconstruído depois do incêndio de 1966.
Castelo Dunnottar
Construído em 1394, na região de Pictish, o Dunnottar é de difícil acesso. O que era um grande trunfo em sua época.
Castelo do século XIII é famoso por sua incomum planta triangular. Esta vista mostra seu lado sul, com a Murdoch's Tower e o "twin-towered gatehouse" à esquerda.
Castelo de Balintore
Castelo de Balmoral
Castelo Brodie
Castelo de Craigievar
Castelo de Craigmillar
Castelo Drum
Castelo Fraser
Castelo Fyvie
Castelo de Kellie
Castelo Kilchurn
Lauriston Castle
Castelo de Mey
Myres Castle
Stirling Castle
Castelo Torosay
Eduardo Logan
Fontes:
http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8850/doze_castelos_assombrados_da_escocia/
http://www.highlanderbr.com/site/index.php/escocia?cat=30
http://mladeiro-hooby.blogspot.com/2010/01/castelos-da-escocia.html
Fontes fotos wikipédia