Menu

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Construção de Veneza

image

     A sua fundação se deu quando os habitantes do norte da hoje conhecida como Itália, se refugiaram nas Ilhas de uma grande lagoa de água doce, à beira do Mar Adriático, devido aos ataques das tribos germânicas em 452 d.C.. Essa região é composta de 120 ilhotas e é servida por 177 canais na lagoa entre as bocas dos rios Pó e Piave.

     Primeiramente os moradores ocuparam as terras secas, depois passaram a construir passarelas e anexos para as suas casas sobre as águas, fazendo com que muitos canais deixassem de existir. Os aterros passaram a ser de uso comum causando estreitamento dos canais, e é um dos motivos das enchentes que aflige a bela cidade até os dias de hoje.

     No início, as casas eram feitas de madeira com fundações atingindo entre 2 a 5 metros de profundidade. Depois passaram a utilizar pedras nas fundações, e para forrar as margens dos canais, conseguindo, assim, uma maior estabilidade nas bases das construções, e uma melhora no embarque e desembarque nos barcos, único meio de transporte existente até o surgimento das pontes. Estas eram raras e as que existiam eram feitas de tábuas, depois, passaram a serem feitas de pedras. As primeiras pontes de pedra foram construídas em 1170.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.voyagesphotosmanu.com/historia_veneza.html

Revista Mundo Estranho, 2001 dezembro

http://www.infopedia.pt/$veneza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...