Menu

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mito

image
     A expressão mito vem do grego antigo μυθος ("mithós") que significa uma narrativa de caráter simbólico, uma espécie de alegoria, que tenta, de alguma forma, achar uma explicação para os acontecimentos da vida, comparando-os com a realidade, e desta forma encontrar uma resposta para os fenômenos naturais, origem do mundo, do homem, de deuses, de semideuses e daí por diante.
O mito, de uma forma geral, traduz o que o ser humano pensa e assume como realidade, para que assim, o ser possa dar uma perspectiva melhor a sua própria vida. Ao passar dos anos, ou até mesmo séculos, muitos povos, de acordo com a sua cultura, adotaram determinados mitos, como por exemplo: a civilização grega.
Existem alguns tipos de mitos, como o Cosmogônico, que trata de uma das questões que afligem muito o ser humano até os dias de hoje, como a origem da humanidade e do universo. Mitos desse tipo costumam falar de material pré existente  a toda a criação como: oceanos e terras.
Outro tipo de mito é o Escatológico: que trata de grandes mistérios como: a morte, a extinção de povos e de todo o universo.
Mito Soteriológicos, aborda os salvadores e heróis como Jasão, Odisseu (Ulisses).
Ao mito também está associado o rito. O rito é o modo de como o homem se manifesta em relação ao mito como, por exemplo: em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.
 
Escrito por: Eduardo Logan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...