Menu

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Zeus

image

    Zeus (em grego: Ζεύς, transl. Zeús). O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”. Seus símbolos são o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho. Ele é frequentemente mostrado pelos artistas gregos em uma dessas duas poses: ereto, inclinando-se para frente, com um raio em sua mão direita, erguida, ou sentado, em pose majestosa.

     Segundo a mitologia, ele teria nascido da União de Réia e Cronos. Seu pai Cronos (deus do tempo), que imperava naquele momento, tinha o costume de engolir seus filhos com medo de que um deles lhe tirasse o trono. Mas quando Zeus nasceu, Réia percebeu que ele era uma criatura especial e o colocou escondido numa caverna. Então, para ludibriar Cronos, ela enrolou uma pedra num pano e entregou para que ele engolisse.

image

     Já adulto Zeus enfrentou seu pai, e fez com que ele vomitasse todos os seus irmãos que continuassem vivos. Logo em seguida, prendeu Cronos sob a terra. Sendo assim, daquele momento em diante, ele passou a ser o maioral entre todos, ou seja, o deus dos deuses, e foi morar no Monte Olimpo. Ele se casou com sua irmã Hera, e teve várias amantes entre deusas e mortais, com elas ele teve vários filhos. Entre as imortais, contam-se Métis, que Zeus engoliu quando grávida para depois extrair Atena (deusa da sabedoria e da estratégia) da própria cabeça; Leto, que gerou Apolo(deus da medicina e da luz) e Ártemis; Sêmele, mãe de Dioniso(deus do vinho); e sua irmã Deméter, que deu à luz Perséfone (deusa do mundo subterrâneo). Com Hera concebeu Hefesto (deus do fogo), Hebe e Ares. Os outros filhos mais conhecidos de Zeus são: Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Herácles (herói grego), Helena (princesa grega), Minos (rei de Creta).

 

Casamentos de Zeus

     Zeus casou-se 1º com Métis, a deusa da prudência, quando esta estava grávida de Atena, Gaia profetizou que o segundo filho dos dois iria destronar seu pai Zeus, como havia acontecido com Cronos e com Urano, e que isso era um ciclo eterno. Zeus, com temor de que isso acontecesse, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam, Métis não foi prudente e aceitou, em algum momento Métis se metamorfoseou em uma mosca e foi engolida viva por Zeus, isso não adiantaria de nada, pois depois a cabeça de Zeus cresceria assustadoramente e Atena nasceria adulta da cabeça de Zeus,fazendo assim com que a profecia não se cumprisse.

     A segunda esposa de Zeus foi Têmis, uma titã, deusa da justiça, as Moiras levam Têmis até Zeus para se tornar sua segunda esposa, e as Moiras profetizam que Zeus tem muito a aprender com Têmis, que é tão sábia quanto Métis.

image

     O matrimônio com Têmis acabaria e Zeus se casaria finalmente com sua irmã Hera. Apesar de casado com Hera, Zeus tinha inúmeras amantes (as paixões de Zeus). Usava dos mais diferentes artifícios de sedução, o deus assumia com frequência formas zoomórficas - cisne, touro - ou de nuvem ou chuva, em suas uniões com mortais, que deram origem a uma estirpe ímpar de heróis, como os Dióscuros (Castor e Pólux), Héracles (Hércules) e outros que ocupam lugar central nos ciclos lendários.

 

Poderes e atributos

image

     De acordo com a crença dos gregos antigos, Zeus ficava no Monte Olimpo governando tudo o que acontecia na Terra. Era considerado também o deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os Jogos Olímpicos eram realizados em sua honra.

4 comentários:

  1. Sou muito mais o "bom" e velho Odin ^^
    Não desmerecendo Zeus, mas sempre achei a mitologia nordica melhor

    ResponderExcluir
  2. não só amantes mulheres, zeus também teve sua cota de amantes masculinos, Ganimedes por exemplo, que até foi levado para Olimpo. A constelação de Aquário representa Ganimedes.

    ResponderExcluir
  3. a unica coisa que é legal da mitologia grega é GOD OF WAR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...