Menu

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Hades

image

     Hades (em grego antigo Άδης, transl. Hádēs), filho de Cronos e de Réia, e irmão de Zeus e Poseidon, era o deus  responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte, sejam os reinos dos bem-aventurados (Campos Elísios) ou não (Inferno).

     Seu nome causava temor nos antigos gregos, sendo que eles evitavam a pronunciar o seu nome por estar vinculado com a morte. Ele era um deus muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. E tinha costume de intervir nos assuntos da Terra. Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.

     Uma das histórias bastante conhecidas de Hades foi a do rapto da deusa Perséfone (Koré ou Core) filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.brasilescola.com/mitologia/hades.htm

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/hades.htm

http://secretsofmythology.blogspot.com/2010/07/hades.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...