segunda-feira, 25 de julho de 2011

Castelos da Escócia

    A Escócia é um dos países que integram o Reino Unido, que além de possuir invernos rigorosos, é famoso por seus belos castelos antigos, sendo que alguns, reza a lenda, são assombrados. O nome Escócia (Scotland) deriva do latim Scotia, que significa terra dos scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século V.

Alguns dos castelos que dizem que são assombrados:

Castelo Glamis

image

     Mortes rondam a história deste castelo como a do rei Malcolm III, que no século XI foi assassinado ali. Este castelo também serviu de cenário para uma famosa peça de Shakespeare “MacBeth”.

     Segundo a lenda, o Conde Beardie que foi um hóspede do castelo, jogou cartas com Satã e segue assombrando o castelo, e ainda há um outro segredo terrível escondido. Algo a ver com uma criatura monstruosa que nasceu em Glamis, e viveu, segundo a lenda, por mais de cem anos… A criatura ainda assombraria o castelo também.

Castelo Muchalls

image

    Este é assombrado por um fantasma conhecido como a dama de verde. A lenda deste castelo conta que uma moça se aventurou num túnel que passa por debaixo do castelo e vai até o mar, para encontrar seu amante, mas a maré subiu e a pobre moça morreu afogada. Reza a lenda que ela às vezes aparece, em uma das salas do castelo.

Castelo Cortachy

image

     A maldição que envolve este castelo é sobre um jovem tamborileiro que foi jogado da mais alta torre do castelo, pelo conde de Ogilvy, pois, ele desconfiava que o rapaz pudesse estar tendo um caso com sua esposa, a Condessa de Airlie.

     Antes de morrer o jovem rogou uma praga sobre os Ogilvy, que antes da morte de algum membro da família, horripilantes e misteriosos rufar de tambores seriam ouvidos.

Castelo Ballindalloch

image

     Este castelo é conhecido por várias aparições de fantasmas femininos, embora não haja registros de quem estas mulheres poderiam ter sido, mas uma suspeita é que tenham sido amantes rejeitadas, que ainda sofrem por seus amados.

     Além disso, o fantasma de um certo General James Grant ocasionalmente aparece cavalgando um cavalo branco ao redor do castelo. O general está supostamente enterrado por ali e há alguma especulação sobre se o seu espírito existe para vigiar o castelo.

Castelo Braemar

image

     Seria assombrado pelo coronel negro (John Farquharson de Inverey), que incendiou o castelo após este ter sido ocupado por tropas governamentais.

     Dizem que ele (coronel negro) foi visto assistindo TV ao lado do proprietário do castelo. Outra lenda é de que ele é assombrado por uma linda moça de longos cabelos loiros, uma jovem noiva que cometeu suicídio quando seu futuro marido a abandonou.

Castelo Culzean

image

    Em uma noite de tempestade uma fantasmagórica gaita de foles pode ser ouvida perto do Castelo Culzean. O Fantasma gaiteiro gosta de misturar a sua musica assombrada com o vento e as ondas que se quebram sobre as falésias. Alguns dizem que é o espírito de um gaiteiro que desapareceu enquanto estava explorando as cavernas abaixo do castelo.

Castelo Dunstaffnage

image

     É assombrado por um fantasma chamado a Dama de Dunstaffnage. Quem era, ninguém sabe, mas sua aparição revelaria grandes acontecimentos na vida dos proprietários do castelo.

Castelo Borthwick

image

     O quarto vermelho do Castelo Borthwick assustou tantos visitantes, que na década de 1980 um sacerdote de Edimburgo foi chamado pelos proprietários para exorcizar os espíritos remanescentes, entre muitos outros, Mary Stuart, a famosa rainha dos escoceses.

     Era assombrado também por um conselheiro dos Borthwick que utilizou o quarto vermelho como cofre. Quando os Borthwicks descobriram que ele roubou o seu dinheiro, eles o queimaram até a morte.

Castelo Duntrune

image

     Assombrado por um gaiteiro, que teria sido enviado por um clã rival, que descoberto foi preso numa das torres, mas permaneceu com a sua gaita, e quando o clã rival foi atacar o castelo ele começou a tocar na gaita de foles “a canção da retirada”, pois os invasores estavam em menor número e seriam massacrados. Os proprietários perceberam a canção e mandaram cortar as mãos (ou dedos, às vezes relatados em contos) do músico. E assim, dizem que o gaiteiro assombra a torre, com a música de sua gaita de foles, e atividades demoníacas tem sido relatadas em algumas partes do castelo.

Castelo Hermitage

image

    Lord Bad Soulis foi um praticante de magia negra. Juntamente com seu assistente Robin Redcap, ele foi o responsável pelo desaparecimento de muitas crianças.

     Como contado na lenda ele não poderia ser morto por enforcamento nem por uso de qualquer arma feita de aço forjado, então, ele foi levado até um círculo de pedra numa colina próxima, onde o revestiram com chumbo e o ferveram num caldeirão.

     No castelo dizem que o choro de suas vítimas ainda pode ser ouvido. Os visitantes também se queixam de serem empurrados por forças invisíveis, quando estão perto de um lago da capela.

Outros Castelos

Castelo de Edimburgo

image

     O Castelo de Edimburgo, do leste, domina a cidade das rochas e comanda as terras por milhas ao seu redor.

image

     A entrada da esplanada, lugar da parada militar anual, com o Half-Moon Bastion ao fundo.

Castelo Crathes

image

     Castelo Crathes, casa dos Burnetts por 400 anos. Foi reconstruído depois do incêndio de 1966.

Castelo Dunnottar

image

     Construído em 1394, na região de Pictish, o Dunnottar é de difícil acesso. O que era um grande trunfo em sua época.

image

     Castelo do século XIII é famoso por sua incomum planta triangular. Esta vista mostra seu lado sul, com a Murdoch's Tower e o "twin-towered gatehouse" à esquerda.

Castelo de Balintore

image

Castelo de Balmoral

image

Castelo Brodie

image

Castelo de Craigievar

image

Castelo de Craigmillar

image

Castelo Drum

image

Castelo Fraser

image

Castelo Fyvie

image

Castelo de Kellie

image

Castelo Kilchurn

image

Lauriston Castle

image

Castelo de Mey

image

Myres Castle

image

Stirling Castle

image

Castelo Torosay

image

image

image

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8850/doze_castelos_assombrados_da_escocia/

http://www.highlanderbr.com/site/index.php/escocia?cat=30

http://mladeiro-hooby.blogspot.com/2010/01/castelos-da-escocia.html

Fontes fotos wikipédia

terça-feira, 19 de julho de 2011

Engenheiros do Hawaii

image

     Uma das maiores e melhores bandas de rock do Brasil; teve seu início em Porto Alegre no ano de 1984. Tem como líder, e único remanescente da formação original, Humberto Gessinger, instrumentista e compositor, e também escritor. A banda emplacou vários hits aclamados pelo públicoaté os dias de hoje como: Infinita Highway, Piano Bar, Muros e Grades, O Papa é Pop, e muito mais.

Como se formou o grupo

     Humberto Gessinger, Carlos Stein (integrante de outra grande banda do nosso rock “Nenhum de Nós”), Marcelo Pitz, Carlos Maltz, todos estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, se uniram para uma única apresentação num festival que servia como protesto pela paralisação das aulas da faculdade. Daí, começaram a surgir propostas para shows em palcos alternativos pela grande Porto Alegre e no interior do estado, até culminar na gravação do primeiro disco “Longe demais das Capitais”, com os hits “Toda forma de poder” e “Segurança”, além, é claro da música que dá título ao disco.

     O nome da banda foi escolhido para satirizar os estudantes engenharia (eterna rixa) que andavam com bermudas de surfista.

As formações

     Inicialmente a banda começou com Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra) que devido a uma viagem se tornou inviável a sua permanência na banda e acabou saindo e formando o grupo “Nenhum de Nós”, Carlos Maltz (Bateria) e Marcelo Pitz (baixo), que deixa a banda antes da gravação do segundo disco por não conseguir conciliar a vida de recém casado com a de músico.

Formação do Primeiro Disco, Longe Demais das Capitais:

  • Humberto Gessinger (Vocal e Guitarra);
  • Carlos Maltz (Bateria),
  • Marcelo Pitz (Guitarra);

     No segundo disco, no lugar de Pitz entra Augusto Licks, e Gessinger assume o baixo, e essa formação segue de 1987 à 1994 nos álbuns:

  • A Revolta dos Dândis;
  • Ouça O Que Eu Digo: Não Ouça Ninguém;
  • Alívio Imediato;
  • O Papa é Pop;
  • Várias Variáveis;
  • Gessinger, Licks e Maltz;
  • Filmes de Guerra, Canções de Amor;

     No final de 1993, discussões e rixas internas acabaram por resultar na saída do guitarrista Augusto Licks. Inicia-se uma longa disputa jurídica pela marca "Engenheiros do Hawaii", tendo Gessinger e Maltz vencido à batalha, e assim, podendo continuar a fazer uso do nome da banda.

     Seguindo a vida, a banda teve que buscar novos integrantes como, Ricardo Horn e Fernando Deluqui (ex-RPM) para as guitarras, e Paolo Casarin para acordeão e tecados. Lançam, então, o álbum “Simples de Coração”, com a seguinte formação:

  • Humberto Gessinger (Baixo e Voz);
  • Carlos Maltz (Bateria);
  • Fernando Deluqui (Guitarra);
  • Ricardo Horn (Guitarra);
  • Paolo Casarin (Acordeão e Tecados);

     Com o fim da turnê do “Simples de Coração”, outra crise bate a porta da banda, Maltz resolve sair, e como a formação era temporária, Gessinger resgata um projeto paralelo seu chamado "33 de Espadas" que tocava músicas instrumentais, paralelamente a gravação do “Simples de Coração”, e rebatiza-o com o nome de Gessinger trio, tendo Luciano Granja na guitarra e Adal Fonseca na bateria. Eles lançam o disco com o mesmo nome da banda com os sucessos, “O Preço” e "Vida Real".

     O nome Humberto Gessinger Trio (HG3) não emplacou, pois os shows eram sempre anunciados com o antigo nome da banda de Gessinger, fato facilmente explicável, pois, o nome “Engenheiros do Hawaii” tem mais apelo de mídia, e rentabilidade maior, do que o então desconhecido HG3. O que podemos dizer disso, é que “Gessinger Trio” é um disco dos “engenheiros”, mas sem o nome “Engenheiros do Hawaii”.

     Voltando a assumir o nome que os faziam reconhecidos nacionalmente, Gessinger convida Lúcio Dorfmann a assumir os teclados, e com essa formação:

  • Humberto Gessinger (Baixo e Voz);
  • Adal Fonseca (Bateria);
  • Luciano Granja (Guitarra);
  • Lúcio Dorfmann (Teclados);

Lançam os discos:

  • Minuano;
  • !Tchau Radar!;
  • 10000 Destinos;

     Alguns meses após a apresentação no Rock in Rio III (2001), Lúcio, Adal e Luciano saem da banda e montam outro grupo, “Massa Crítica”, em suas substituições entram na banda Paulinho Galvão (guitarra), Bernardo Fonseca (baixo) e Gláucio Ayala (bateria). Assim, Gessinger volta a tocar guitarra após 14 anos, e lançam os discos:

  • 10.001 Destinos;
  • Surfando Karmas e DNA;
  • Dançando no Campo Minado;
  • Acústico MTV;

     O novo disco, “Acústico II: Novos Horizontes” foi gravado em 2007. Durante a turnê do Acústico, Paulinho Galvão deixa a banda e seu posto é assumido por Fernando Aranha. Nos teclados, por sua vez, o jovem Pedro Augusto assume o lugar de Humberto Barros; o baixista Bernardo Fonseca sai da banda e Humberto Gessinger reassume o baixo.

Formação Atual:

  • Humberto Gessinger – Baixo e Voz;
  • Fernando Aranha - Guitarra e Violões;
  • Glaucio Ayala - Bateria e Vocais;
  • Pedro Augusto - teclado;

     Em 2008, com o fim da turnê as atividades dos “Engenheiros do Hawaii” para temporariamente com previsão de retorno para 2012.

Discografia e Alguns dos Principais Hits:

Discografia

Ano

Hits

 

Longe demais das Capitais

 

1986

“Toda forma de Poder”

“Segurança”

“Longe Demais das capitais”

 

A Revolta dos Dândis

 

1987

"A Revolta dos Dândis I e II"

“Refrão de Bolero”

“Infinita Highway”

 

Ouça O Que Eu Digo: Não Ouça Ninguém

 

1988

 

“Ouça O Que Eu Digo: Não Ouça Ninguém”

"Somos Quem Podemos Ser"

“Tribos e Tribunais”

Alívio Imediato (Ao Vivo)

1989

“Alívio Imediato”

"Nau À Deriva"

 

 

O Papa é Pop

 

 

 

1990

“O Papa é Pop”

"Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones"

"O Exército de Um Homem Só I"

"Pra Ser Sincero"

 

Várias Variáveis

 

1991

"Piano Bar"

"Muros e Grades"

"Ando Só"

 

Gessinger, Licks & Maltz

 

1992

"Ninguém = Ninguém”

"Parabólica"

“Túnel do Tempo”

 

Filmes de Guerra, Canções de Amor (Ao Vivo)

 

1993

"O Exército de Um Homem Só (Orquestrado)"

"Mapas do Acaso"

 

Simples de Coração

 

1995

"A Promessa"

"Simples de Coração"

"A Perigo"

 

Humberto Gessinger Trio (HG3)

 

1996

"O Preço"

"Freud Flinstone"

"Vida Real"

Minuano

1997

"A Montanha"

!Tchau Radar!

1999

"Eu Que Não Amo Você"

"Negro Amor"

10.000 Destinos (Ao Vivo)

2000

"Números"

10.001 Destinos (Ao Vivo)

2001

"Novos Horizontes"

Surfando Karmas & DNA

2002

"Surfando Karmas & DNA"

"3ª do Plural"

Dançando no Campo Minado

2003

"Dom Quixote"

"Até O Fim"

Acústico MTV

2004

"Armas Químicas e Poemas (Inédita e Acústica)"

 

Novos Horizontes

 

2007

"Guantánamo"

"Vertical”

"Luz"

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://www2.uol.com.br/engenheirosdohawaii/index2.html

http://engenheiros.do.hawaii.zip.net/

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crocodilos e Jacarés

image

      Os jacarés e crocodilos pertencem a ordem dos crocodilianos, que além dos já citados, também estão incluídos os alligatores e os gaviais.

     A diferença entre crocodilo e jacaré se dá no tamanho, além disso, no crocodilo o quarto dente de cada lado da mandíbula inferior permanece visível mesmo de boca fechada, que no jacaré se esconde num buraco da mandíbula superior, não aparecendo quando a boca é fechada.

Curiosidades sobre os crocodilianos:

  • · Os crocodilianos são os repteis mais evoluídos de hoje em dia.
  • · A palavra réptil vem do latim reptare e significa rastejar.
  • · Sua anatomia interna é semelhante a das aves.
  • · Engolem tudo por inteiro e fazem digestão com sucos gástricos.
  • · Seu sistema nervoso não consegue regular o calor do corpo em certo nível, por isso são chamados animais de "sangue frio".
  • · Em matéria de inteligência, os répteis ocupam o 3.º lugar na escala animal, depois dos mamíferos e aves
  • · A ordem dos crocodilianos apareceu há cerca de 84 milhões de anos no final do período cretáceo.
  • · Os crocodilos possuem ancestrais que surgiram há cerca de 220 milhões de anos no período Triássico e exibiram uma larga diversidade de formas durante a Era Mesozóica.
  • · O crocodilo e o jacaré têm revestimento de placas córneas muito duras, ao longo do dorso e da cauda, formando um serrilhado. Não mudam de pele, mas as partes velhas e gastas são substituídas por outras.
  • · O maior exemplar já encontrado media cerca de 10 metros de comprimento e seu corpo tinha quase 4 metros de circunferência
  • · Os crocodilos nos Estados Unidos são chamados de Alligators. Na América Central e do Sul, são conhecidos por Caimans, e no Brasil são chamados de jacarés.
  • · O maior jacaré é o jacaré-açu e vive na Amazônia
  • · O crocodilo pode viver até os 80 anos, mas na maioria das vezes são vítimas de caça para a indústria de confecções.

Eduardo Logan

Fonte:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/crocodilo-e-jacare.php

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ares

image

    Ares (em grego: Ἄρης, transl. Árēs), conhecido como deus da guerra. Era filho de Zeus com Era, e teve vários filhos como: Cicno (ladrão de estradas que foi assassinado pelo herói Heracles); Anteros, Deimos e Phobos (filhos de Ares com Afrodite) e Hipólita (filha de Ares com a rainha amazona Otréra).

     Reconhecido pela sua armadura de latão; ele brandia uma lança na batalha. Os seus pássaros agudos e sagrados eram a coruja de celeiro, o pica-pau, o bubo e, especialmente no sul, o abutre. Esses pássaros lançavam penas em forma de dardos que guardaram o templo das Amazonas do deus em uma ilha costeira no Mar Negro. Ele, também, possuía uma carroça puxada por quatro cavalos que eram imortais e soltavam fogo pelas narinas. Era costume realização de sacrifícios de animais na véspera de uma batalha para obter sua ajuda.

Eduardo Logan

Fontes:

http://secretsofmythology.blogspot.com/2010/07/ares.html

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/ares.htm