O animal mais temido em toda a África pode muito bem ser a mamba negra, uma cobra venenosa encontrada em toda a porção sudeste do continente. Ela tem esse nome a partir da pele preta por dentro de sua boca, que ela exibe um pouco antes do seu ataque.
Estes animais são normalmente muito tímidos, mas podem ser extremamente agressivos quando confrontados. Seu tamanho varia de 2,5 m à 4,5 m. É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar à 20km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas
Quando elas atacam, tendem a atacar suas vítimas repetidamente, liberando uma mistura letal de neurotoxina e cardiotoxin. Se a picada for na região do pé ou na canela pode levar de 2 à 4 horas para a vítima vir a morte; ser for picada na região do tórax ou rosto as vítimas morrem em menos de 20 minutos. No verão, a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa média de vida da mamba-preta é de 12 anos.
No passado, uma mordida de uma mamba negra era 100 por cento fatais. Agora, esse número está diminuindo devido ao aumento do uso de soro antiofídico por todo o continente.
Ela vive a maior parte do tempo no solo, mas pode escalar árvores com facilidade. Sua dieta consiste de pequenos mamíferos e aves.
É encontrada na África do sul, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia.
Classificação científica
Reino: Animália
Filo: Cordata
Classe: Reptila
Ordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Dendroaspis
Espécie: D. polylepis
Nome binominal: Dendroaspis polylepis
Fontes: