Localizado no Arizona (EUA), possui a maior garganta do mundo e é conhecida como uma das sete maravilhas naturais do mundo.
A largura do cânion varia. De borda a borda, a largura média é de 16 km, expandindo para 28,9 km no seu máximo e encolhendo para 182,9 m no seu mínimo. E da borda para o rio - a profundidade do cânion -, a média é de 1,6 km vertical.
A sua formação decorreu por milhões de anos, devido ao fluxo do rio Colorado que erodiu as rochas no Planalto Colorado. Essa erosão lenta, combinada com o calor e a elevação do terreno, criou o cânion.
Análises mostraram que as rochas mais velhas nele encontradas tem cerca de 2 bilhões de anos. E por causa da erosão lenta, estima-se que a idade do cânion esteja por volta de 5 milhões e 6 milhões de anos.
O Grand Canyon é repleto de restos arqueológicos, com mais de 4.300 artefatos registrados descobertos em uma área de 4% do parque. Os artefatos humanos mais antigos registrados no parque têm quase 12 mil anos de idade, datando do período paleoindiano.
No primeiro ano de funcionamento do parque, foram registrados 44 mil visitantes. Hoje, esse número é de quase 7 milhões.
Ponte de Vidro
Visitantes do parque têm uma variedade de atividades a escolher, incluindo, caminhada, passeio de mochila e camping, passeios a cavalo ou em mula, rafting e passeios aéreos. Mas a atividade mais popular é apreciar a vista.
O clima no Grand Canyon é imprevisível porque a elevação varia de 609,6 m a mais de 2.438 m, dependendo de onde do cânion você visita e a época do ano (geralmente, quanto mais alta a elevação, mais frias as temperaturas serão).
Durante o verão, o clima é geralmente moderado, com temperaturas quentes durante o dia, baixa umidade e poucas tempestades.
Eduardo Logan
Fontes:
COOL!
ResponderExcluir