Menu

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Livro de Enoch

image

     O Livro de Enoch é considerado uma obra especial para a compreensão dos mistérios da Criação Divina e sua ordenação. Em termos de Cabala hebraica, este trabalho é fundamental pela apresentação dos nomes dos Anjos Fiéis, Anjos Caídos e Demônios, e permitir assim uma leitura cifrada e altamente determinativa das origens dos homens.

     É um tratado indispensável para todo estudioso do oculto, ou do simples aficionado do maravilhoso e fantástico que quer compreender a estrutura de nosso universo, sob um ponto de vista espiritual. De acordo com a epístola de São Judas, Enoch, ou Enoque, é o sétimo patriarca depois de Adão.

     Esta obra foi retirada do corpus bíblico por ser apócrifo, e isto comporta duas acepções, tanto a de oculto, quanto a de ser suspeito e pouco confiável. Pela estrutura do texto, ambas devem ser aplicáveis.

     O Livro foi reencontrado no século XVIII pelo viajante inglês Bruce. No século XIX, foi feito por Lawrence uma edição.

     Os exegetas estão de acordo quanto à possibilidade da redação original do Livro ter ocorrido por volta do século III antes de Cristo, muito em conta das descobertas dos pergaminhos do Mar Morto no século XX. O Livro dos Esplendores cita o Livro de Enoch como um dos conservados através de gerações, como o Zohar.

     É provável ainda que, sob o nome de Enoch, abrigue-se o nome de um membro da seita dos essênios, o que ocorria com frequência em tais ordens monásticas. Nomes como Hermes Trimegistro, Zoroastro passaram a ser um título distintivo entre iniciados nos Mistérios.

     Ainda sobre Enoch, reza a lenda, que ele foi um homem que não passou pela experiência da morte, foi arrebatado vivo para o Céu.

Para quem tiver interesse de ler esse livro segue o link para download:

Clique Aqui para Download:

Tam: 0.5 mb

Fontes:

http://esotera.com.br/livros/gnose-classica/o-livro-de-enoch

http://gustavomutran.com/enoch-1.html

http://setimoportal.wordpress.com/2009/06/11/os-nephilins-e-o-livro-de-enoque/

Um comentário:

  1. Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque em língua portuguesa, a primeira edição crítica, traduzida da obra Pseudepígrafos do Antigo Testamento publicada pelo Professor James H. Charlesworth.
    https://www.facebook.com/livrodeenoque

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...