Menu

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Camadas da Atmosfera

image

A nossa atmosfera é constituída de cinco camadas:

  • Troposfera: é a camada na qual vivemos, apenas nela podemos respirar normalmente. Ela se estende por 20 km desde o solo na linha do Equador, e a 10 km nos Pólos. É nela que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). Os transportes aéreos de cargas e passageiros também ocorrem nessa camada, e assim como a poluição do ar. As temperaturas podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura. A troposfera é a camada mais densa e menos espessa de todas.
  • Estratosfera: Ela começa no fim da troposfera e chega a 50 km do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Nela está localizada a camada de ozônio. Aviões supersônicos e balões de medição climática podem atingir esta camada.
  • Mesosfera: Seu ponto culminante fica a 80 km do solo. Sua temperatura varia de –10°C até –100°C. Ela é extremamente fria, pois não há gases ou nuvens capazes de absorver a energia solar. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência (fenômeno da luminescência na atmosfera diurna).
  • Termosfera: Situada entre 80 e 400 km, a termosfera é a camada mais extensa, mais quente e que absorve as radiações solares mais energéticas.
  • Exosfera: É a camada que antecede o espaço sideral. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada as partículas se desprendem da gravidade do planeta Terra. É formada basicamente por metade de gás hélio e metade de hidrogênio. Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais.

Eduardo Logan

Fontes:

http://meteorologia.tripod.com/camadas.html

http://www.suapesquisa.com/geografia/camadas_atmosfera.htm

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...