Menu

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Como é feito o mel

image

     O processo de fabricação do mel se inicia quando as abelhas coletam o néctar das flores, armazenando-os em suas bolsas situadas junto ao seu abdômen, e em seguida levando-o até a colméia.

     Na segunda parte do processo, localizadas em suas cabeças, as abelhas possuem glândulas que secretam as enzimas, glicose oxidase e invertase. Com a reação dessas enzimas mais o néctar coletado é formado o mel. Assim, a invertase transforma a sacarose (que já está presente no néctar) em dois outros tipos de açúcares, a frutose e glicose. Por sua vez, a glicose oxidase converte uma pequena porção de glicose em ácido glicônico, para tornar o mel mais ácido, e desta forma, evitando a ação de bactérias que o fariam fermentar. E por fim, as abelhas batem as suas asas para secar o excesso de água presentes no néctar, desidratando o mel e matando o restantes dos microorganismos.

Eduardo Logan

Fonte:

http://www.portaldascuriosidades.com/

Um comentário:

  1. Na verdade não se sabe ao certo como o meu é fabricado.... mas acredita-se que as abelhas colham o néctar das flores e depois leva para a colmeia onde inicia-se o processo de fabricação do mel, pois o néctar é engolido pelas abelhas e processado no estomago destas que posteriormente é vomitado nas células da colmeia, que após este processo, as abelhas batem as asas violentamente com o propósito de criarem calor e fazer evaporar a água contida no mel. As abelhas também fabricam a geleia real, que é a comida própria da rainha, ou seja, o verdadeiro mel....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...