Menu

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Porque o céu é azul

image

    A luz que é emitida pelo sol sofre efeitos denominados refração e dispersão, ela se movimento em ondas, e as diferenças de cores que enxergamos são devido aos seus comprimentos de ondas. No espectro visível o azul tem um dos menores comprimentos, e o vermelho possui o maior deles. Além das cores visíveis, presentes e de fácil observação no arco-íris, também existem as que ficam nas faixas do infravermelho e do ultravioleta, que estão além da nossa capacidade visual.

     Então, a luz branca vinda do sol entra em contato com a atmosfera, e por causa das partículas existentes no ar, ela se espalha de acordo com o seu comprimento de onda, quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. Assim, o comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que conhecemos.

     Já no amanhecer e no entardecer, a luz atravessa uma camada mais grossa da atmosfera. O azul se espalha tanto que não consegue chegar até nós e, por isso, vemos o céu vermelho. Partículas de umidade e poeira presentes na atmosfera, também podem alterar essa dispersão da luz, por esse motivo, o céu de Marte é vermelho, pois como ele possui muitas partículas de poeira dispersas, a luz azul se espalha ainda mais e apenas a luz vermelha consegue chegar à superfície.

 

Eduardo Logan

Fontes:

http://passos-amanda.blogspot.com/2010/02/porque-o-ceu-azul.html

http://loucuramental.com/por-que-o-ceu-e-azul/

2 comentários:

  1. Perfeito! Estudei isso semestre passado. Acho interessante vocês colocarem bastante coisa que se estuda em Meteorologia ^^. Bom trabalho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...