Menu

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Primeiro PC

image

     Alguma vez você já deve ter feito algumas perguntas como, “quem inventou o primeiro PC?”, “que empresa o desenvolveu?”, “Há quanto tempo ele foi criado?”, para saciar esses tipos de perguntas resolvi fazer esse post.

     O primeiro PC foi criado pela IBM a mais de 25 anos, era lento pesado, e não demonstrava que teria esse estrondoso potencial, que hoje muitos podem usufruir em seus lares. Ele era bem primitivo e não carregava as nomenclaturas que hoje em dia nos é familiar como Athlon, Phenom, Celeron, e por aí vai, ele recebia números códigos como o lançado no dia 12 de agosto de 1981, denominado “IBM 5150 PC”, suas características era uma tela monocromática verde (MDA) de 12 polegadas, processador Intel de 4,77 MHz, e 64 Kbytes de memória RAM, sem disco rígido, mas com entrada de disquete de 5,25 polegadas com capacidade de 360KB. O seu peso era de 11,7 quilos, e o teclado, 2,7 kg. Vinha com softwares opcionais, dentre eles, os que mais se destacavam foram os Microsoft Basic, “Visicalc” pai do Lótus e avô do Excel, e um editor de texto conhecido por “EasyWriter”. Com esse modelo a IBM esperava comercializar 2000 unidades, mas a venda real foi de 1 milhão.

image

     Vale lembrar que muitos consideram como o primeiro PC, o modelo fabricado em 1975 pela MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems), conhecido como “Altair 8800”, que possuía uma unidade de processamento central com uma memória de 256 bytes e um complexo sistema de operação.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://www.guiadohardware.net/

http://www.caixadojunior.com/

2 comentários:

  1. Altair 8800 com kevin mitnick e o Capt. Cruch =O e tem mais um que eu não lembro...há Steve Jobs... e porque será que meu corretor de texto identifica esse nome? =O Curiosidades do Chrome

    ResponderExcluir
  2. Não foi o primeiro computador pessoal. Mas o IBM 5150 e os seus sucessores foram os modelos que se tornaram sinónimo de PC. Durante anos, dezenas de modelos de outros fabricantes ostentavam a frase "IBM Compatible" - basicamente, estes modelos eram clones dos aparelhos da IBM, cuja tecnologia podia ser legalmente replicada de forma relativamente simples, contrariamente ao que acontecia com modelos de outras marcas. O 5150, lançado a 12 de agosto de 1981, foi a primeira proposta da gigante IBM para o mercado dos computadores pessoais, que na altura dava os primeiros passos. Os computadores que até então tinham saído das fábricas da IBM eram essencialmente destinados a uso científico, a tratamento estatístico de dados e à resolução de problemas financeiros. Mas, no início da década de 1980, muitos já anteviam que os computadores iam ter um espaço fora das empresas e do meio académico (já existiam, por exemplo, os computadores pessoais Atari, os Commodore e modelos da Apple). O 5150 foi produzido em tempo recorde e saltando muitos dos procedimentos habituais na empresa para que pudesse entrar rapidamente num mercado promissor.

    artigos relacionados

    http://blog-da-uniao.blogspot.com/search/label/Informatica

    blog rais

    http://blog-da-uniao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...