Menu

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pílula anticoncepcional masculina

Como vai funcionar a pílula masculina
   A pílula anticoncepcional masculina ideal eliminaria ou bloquearia a maioria dos espermatozoides que um homem produz, sem causar efeitos colaterais significantes ou afetar a masculinidade ou sexualidade do homem.
Pílula antic. masculina
    Uma das principais vias para o contraceptivo masculino é a pílula baseada em hormônios. E um dos principais ingredientes hormonais sob investigação é a testosterona, que é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais, inclusive da massa dos músculos e crescimento dos pelos faciais nos homens. É também responsável pela produção de esperma nos testículos. O processo natural funciona assim:
Nova Imagem
    Dar ao homem testosterona extra pode, essencialmente, encerrar a produção de espermatozoides. Em geral, no começo do ciclo de produção o hipotálamo no cérebro gera um hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), que aciona os hormônios de fertilidade chamados gonadotropinas (FSH e ICSH) da glândula pituitária. O ICSH sinaliza aos testículos para produzir testosterona e FSH, e testosterona diz aos testículos para produzir espermatozoides. Quando a produção de espermatozoides está completa, os testículos liberam a testosterona e um hormônio chamado "inhibin" no corpo, diz ao cérebro que há espermatozoides suficientes. Isto interrompe a liberação dos hormônios que produzem esperma. Então, o ciclo começa de novo.
     Mas se sempre houver altas doses de testosterona na corrente sanguínea, elas continuamente dirão ao cérebro que os testículos estão produzindo esperma suficiente, o que cancela a liberação de GnRH indefinidamente. O problema com este método é que dar ao homem a quantidade de testosterona necessária para suprimir a produção de esperma pode causar vários efeitos colaterais indesejáveis, incluindo acne, aumento de peso, crescimento da glândula da próstata e função anormal do fígado.
   
                                     Desvantagem
     Um problema com a abordagem hormonal da contracepção masculina é que levaria vários meses para a total eficácia da proteção contraceptiva.
 
      Uma alternativa mais promissora usa uma combinação de testosterona e outro hormônio sexual: progestogênio (progesterona). Em doses pequenas, o progestogênioreprimi o sistema do hormônio reprodutivo tanto do homem quanto da mulher. O progestogênio é um componente da pílula anticoncepcional feminina. Em homens, ele inibe a produção de esperma nos testículos. A desvantagem é que, como este hormônio também afeta a sexualidade masculina e as características sexuais, os homens também precisam tomar injeções de testosterona para manter essas características.
     Teoricamente, a "pílula" masculina pode conter tanto progestogênio quanto testosterona. Mas porque a digestão interrompe a testosterona, uma pílula combinada não poderia reter testosterona suficiente para ser eficaz na reversão dos efeitos do progestogênio. Os pesquisadores estão realizando estudos com um implante do progestogênio combinado com injeções de testosterona.
 

2 comentários:

  1. atualizando o assunto....

    O NOFERTIL é a primeira pílula anticoncepcional masculina não hormonal existente no mundo, um medicamento feito a partir do GOSSIPOL, uma substância natural extraída da semente do algodão (um produto extremamente barato) que desativa a enzima responsável pelo amadurecimento dos espermatozóides.
    Essa pílula não interfere na produção de testosterona, ou seja, o homem vai continuar sexualmente ativo. Esse aspecto foi o mais importante no começo dos estudos, diz o professor Coutinho.
    E, mais, basta parar de usar essa pílula que cerca de três meses depois o homem volta a poder procriador.

    Fontes
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N10248

    http://masculinismoedireitosiguais.blogspot.com/2011/05/pilula-anticoncepcional-masculina.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...