segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mamba Negra

image

     O animal mais temido em toda a África pode muito bem ser a mamba negra, uma cobra venenosa encontrada em toda a porção sudeste do continente. Ela tem esse nome a partir da pele preta por dentro de sua boca, que ela exibe um pouco antes do seu ataque.

image

   Estes animais são normalmente muito tímidos, mas podem ser extremamente agressivos quando confrontados. Seu tamanho varia de 2,5 m à 4,5 m. É a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar à 20km/h. No entanto, usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presas

image

     Quando elas atacam, tendem a atacar suas vítimas repetidamente, liberando uma mistura letal de neurotoxina e cardiotoxin. Se a picada for na região do pé ou na canela pode levar de 2 à 4 horas para a vítima vir a morte; ser for picada na região do tórax ou rosto as vítimas morrem em menos de 20 minutos. No verão, a fêmea coloca de 12 a 18 ovos. A expectativa média de vida da mamba-preta é de 12 anos.

image

    No passado, uma mordida de uma mamba negra era 100 por cento fatais. Agora, esse número está diminuindo devido ao aumento do uso de soro antiofídico por todo o continente.

image

     Ela vive a maior parte do tempo no solo, mas pode escalar árvores com facilidade. Sua dieta consiste de pequenos mamíferos e aves.

image

    É encontrada na África do sul, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue, Moçambique, Botswana, Angola e Namíbia.

Classificação científica

Reino: Animália
Filo: Cordata
Classe: Reptila
Ordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Dendroaspis
Espécie: D. polylepis
Nome binominal: Dendroaspis polylepis

 

Fontes:

 http://www.thenatureanimals.com

http://domescobar.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Hades

image

     Hades (em grego antigo Άδης, transl. Hádēs), filho de Cronos e de Réia, e irmão de Zeus e Poseidon, era o deus  responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte, sejam os reinos dos bem-aventurados (Campos Elísios) ou não (Inferno).

     Seu nome causava temor nos antigos gregos, sendo que eles evitavam a pronunciar o seu nome por estar vinculado com a morte. Ele era um deus muito quieto, intimidativo e impiedoso. Não gostava de oferendas e sacrifícios. E tinha costume de intervir nos assuntos da Terra. Hades possuía um companheiro que era o seu cão Cérbero. De aspecto monstruoso, com várias cabeças, o cão era o responsável por guardar a entrada do reino dos mortos.

     Uma das histórias bastante conhecidas de Hades foi a do rapto da deusa Perséfone (Koré ou Core) filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.brasilescola.com/mitologia/hades.htm

http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/hades.htm

http://secretsofmythology.blogspot.com/2010/07/hades.html

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As Pedras Dropa ("Dropa Stones")

image

   Em 1938, uma expedição arqueológica liderada pelo Dr. Chi Pu Tei nas montanhas Baian-Kara-Ula da China, fez uma surpreendente descoberta em algumas cavernas que aparentemente foram ocupadas por alguma cultura antiga. Enterradas sob a poeira das eras, no chão da caverna haviam centenas de discos de pedras. Medindo aproximadamente 23cm de diâmetro, cada uma possui um círculo cortado no centro, e foi talhada com uma ranhura espiral, fazendo com que se pareça, com muita semelhança, a um antigo disco de vinil, de 10.000 à 12.000 anos de idade. As ranhuras espirais, como se constatou mais tarde, são na verdade compostas de pequeninos hieróglifos que contam a incrível história de espaçonaves de algum mundo distante, que aterrissaram nas montanhas. As naves eram pilotadas por pessoas que se auto-denominavam os "Dropas", e os restos de seus descendentes, possivelmente, foram descobertos na caverna.

 

Fontes:

Inconsciente Coletivo

http://www.taringa.net/

 http://www.ahduvido.com/

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Livro de Enoch

image

     O Livro de Enoch é considerado uma obra especial para a compreensão dos mistérios da Criação Divina e sua ordenação. Em termos de Cabala hebraica, este trabalho é fundamental pela apresentação dos nomes dos Anjos Fiéis, Anjos Caídos e Demônios, e permitir assim uma leitura cifrada e altamente determinativa das origens dos homens.

     É um tratado indispensável para todo estudioso do oculto, ou do simples aficionado do maravilhoso e fantástico que quer compreender a estrutura de nosso universo, sob um ponto de vista espiritual. De acordo com a epístola de São Judas, Enoch, ou Enoque, é o sétimo patriarca depois de Adão.

     Esta obra foi retirada do corpus bíblico por ser apócrifo, e isto comporta duas acepções, tanto a de oculto, quanto a de ser suspeito e pouco confiável. Pela estrutura do texto, ambas devem ser aplicáveis.

     O Livro foi reencontrado no século XVIII pelo viajante inglês Bruce. No século XIX, foi feito por Lawrence uma edição.

     Os exegetas estão de acordo quanto à possibilidade da redação original do Livro ter ocorrido por volta do século III antes de Cristo, muito em conta das descobertas dos pergaminhos do Mar Morto no século XX. O Livro dos Esplendores cita o Livro de Enoch como um dos conservados através de gerações, como o Zohar.

     É provável ainda que, sob o nome de Enoch, abrigue-se o nome de um membro da seita dos essênios, o que ocorria com frequência em tais ordens monásticas. Nomes como Hermes Trimegistro, Zoroastro passaram a ser um título distintivo entre iniciados nos Mistérios.

     Ainda sobre Enoch, reza a lenda, que ele foi um homem que não passou pela experiência da morte, foi arrebatado vivo para o Céu.

Para quem tiver interesse de ler esse livro segue o link para download:

Clique Aqui para Download:

Tam: 0.5 mb

Fontes:

http://esotera.com.br/livros/gnose-classica/o-livro-de-enoch

http://gustavomutran.com/enoch-1.html

http://setimoportal.wordpress.com/2009/06/11/os-nephilins-e-o-livro-de-enoque/

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Morte do Papa e o Terceiro Segredo

Lendas Urbanas
Obs : Esta matéria foi escrita antes da escolha do novo Papa
    Mas , o que muita gente não sabe são das lendas urbanas que rolam entre a morte deste Papa e o terceiro segredo de Fátima , até hoje não revelado .
Dizem que alguns religiosos , ao lerem este segredo, passaram mal , e , até hoje ele se encontra trancado num cofre no Vaticano .
     Alguns esotéricos afirmam que o terceiro segredo de Fátima fala sobre um Papa das trevas, que irá suceder João Paulo II depois da sua morte .
     Estes mesmos místicos dizem que este novo Papa obscuro , virá da África e que depois da sua posse , a Igreja Católica não será mais a mesma .
Segundo estes esotéricos , haverá uma grande revolução no catolicismo . Porém , como o bem sempre vence o mal , a luz conseguirá acabar com as trevas e surgirá o Reino do Coração de Maria .
     Nada foi provado sobre isto tudo , porém como ocultistas devemos esperar o que acontecerá nos próximos meses .
Fonte:
http://loucuramental.com/

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mouse para jogos

image
     A Logitech, renomada empresa de periféricos para computadores e gadgets, lançou o seu novo modelo de mouse para gamers, o G400. As principais características do modelo são sua durabilidade (tendo vida útil de até 10 milhões de cliques), a resolução de até 3.600 DPI e a capacidade de executar mil movimentos por segundo.
     Ao contrário da tendência de eliminar os fios desse tipo de periférico, o G400 possui conectividade via USB. O cabo utilizado neste mouse é 25% mais leve que os convencionais, proporcionando maior agilidade para os movimentos do jogador. Ele tem oito botões personalizáveis e pesa 133 gramas.
     O mouse da Logitech é compatível com Windows 7, Vista e XP. Segundo a empresa ele é ideal para games que exijam o máximo de precisão, como os jogos de tiro em primeira pessoa.
 
Confira a seguir as principais características do G400:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Legião Estrangeira

image

     Trata-se de uma tropa de voluntários de todas as nacionalidades, etnias e credos, reunidos para servir à França. Ela foi criada em 1831, durante o reinado de Luís Felipe (1830-1848). Naquela época, auge da Revolução Industrial, várias potências européias - principalmente França e Inglaterra - disputavam a Ásia e a África. Havia enorme interesse em dominar essas regiões, para obter matéria-prima para as indústrias, produzir alimentos e abrir mercado para os produtos europeus.

     A criação da Legião Estrangeira surgiu nesse contexto. Em 1830, os franceses capturaram a fortaleza de Argel, iniciando a ocupação da Argélia sob forte oposição da população nativa, que organizou várias revoltas. Assim, no ano seguinte, Luís Felipe fundava a Legião, para defender os interesses franceses na África. A sede foi instalada em Sidi-bel-Abbès, no norte da Argélia, e lá permaneceu até a independência da colônia, em 1962, quando foi transferida para Aubagne (cerca de 15 quilômetros de Marselha, sul da França). Lá eles não exigem documentos e o passado das pessoas alistadas não eram investigados. Ainda hoje, ela permanece uma unidade ativa de soldados profissionais especialmente treinados, somando em torno de 8 000 homens de várias nacionalidades - inclusive brasileiros.

Fonte:

Revista Mundo Estranho

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Filosofia Estoica

image

     A escola estóica recebe esse nome do local onde foi fundada, a porta pintada ("Stoa Poikile"), em Atenas, por Zenão de Cício, por volta de 300 a.C.. Zenão era fenício, como grande parte de seus colegas e discípulos. Se estes constituíram os primeiros estóicos, os últimos foram os romanos. Entre estes merece destaque especial Sêneca, não pela originalidade de suas idéias, mas pela sua capacidade de expressá-las, que o tornou um dos grandes nomes não só da filosofia, mas também da literatura latina.

     A Filosofia estóica propunha que a felicidade seria obtida por meio da reconciliação com a natureza, o que para eles significava obedecer à ordem dos acontecimentos que exprimiam a vontade divina. A natureza, com o verdadeiro e divino ser, assumia as dificuldades e os possíveis paradoxos provenientes da relação entre ela e o homem, sendo o próprio homem também natureza, ao mesmo tempo interpretando-a e modificando-a por meio de seus pensamentos, suas palavras e ações. Essa Filosofia dividia-se em três partes: a lógica, a física e a moral - que os estóicos acreditavam estar em íntima relação, de tal forma que nenhuma poderia ser entendida sem a outra, já que se referiam a uma única coisa, considerada de diferentes pontos de vista.

     Para os estóicos, o fim supremo, o único bem do homem, não é o prazer, a felicidade, mas a virtude. Ou seja, o bem absoluto e único é a virtude, e o mal único e absoluto o vício. A paixão, na filosofia estóica, é sempre má; pois é movimento irracional, vício da alma? Quer se trate de ódio, quer se trate de piedade. De tal forma, a única atitude do sábio estóico deve ser o aniquilamento da paixão, até a apatia. O ideal ético estóico não é o domínio racional da paixão, mas a sua destruição total, para dar lugar unicamente à razão: maravilhoso ideal de homem sem paixão, que anda como um Deus entre os homens. Daí a guerra justificada do estoicismo contra o sentimento, a emoção, a paixão, donde deriva o desejo, o vício, a dor, que devem ser aniquilados.

     O estoicismo pode-se dividir em três períodos: um período antigo ou ético, um período médio ou eclético, um período recente ou religioso. Os dois últimos, bastante divergentes do estoicismo clássico.

Principais Representantes:

Zenon de Cítion, Cleantes de Asso, Crisipo de Solunte, Panécio de Rodes, Posidônio de Apaméia, Sêneca de Córdoba, o escravo Epicteto, o imperador Marco Aurélio, Sêneca, etc.

Eduardo Logan

Fontes:

http://educacao.uol.com.br/filosofia/estoicismo-indiferenca-renuncia-e-apatia-estoica.jhtm

http://www.arautos.org.br/artigo/5941/Os-componentes-da-Filosofia-estoica.html

http://www.mundodosfilosofos.com.br/estoicismo.htm

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Diário de John Winchester

image

     Um dos diários mais cobiçados de hoje em dia, principalmente pelos fã-náticos desta supersérie.

Clique Aqui para Download:

Tamanho:1,86mb

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Futebol Vale Um Dedo

 

image

Reportagem da Manchete Esportiva de 1957

      Diga-se a bem da verdade, que antes de realizar a cirurgia, os médicos operadores fizeram com que Castilho assinasse um termo de responsabilidade. Este documento está guardado no cofre na sede do Fluminense, para qualquer eventualidade. Setenta e duas horas depois da cirurgia, mesmo sentindo dores, o goleiro Carlos Castilho contou como tudo aconteceu.
     “Sou goleiro há onze anos e tenho dez como titular do Fluminense, mas o curioso é que tenho sofrido acidentes nos treinos. Esse do dedo, para não fugir á regra, sofri quando batia bola há nove anos atrás. A principio não liguei. Depois de curado, sofri mais três fraturas no mesmo local. Meu dedo começou a ficar duro. Daí para frente, comecei a notar que ele apresentava um sensível desvio para fora. Mostrei ao médico do Fluminense, Dr. Paes Barreto que me disse que sem parar de jogar algum tempo não seria possível ficar bom. Como não parei, talvez as maiores fraturas tenham determinado uma deformação óssea. Toda bola que propunha defender com o dedo torto, causava um natural atrito com o gramado. O dedo inchava logo. Mesmo assim, ia suportando. Agora mesmo, quando convocado para as eliminatórias contra os peruanos, o acidente acabou de se consumar. Batia bola com intensidade e quando defendi um chute de Pepe senti uma dor profunda. Daí para frente senti que era impossível continuar adiando uma cirurgia. Meu dedo com um desvio enorme, me dava apenas a esperança de pensar na recuperação de algum jeito”.
    “Expressei meu drama aos dirigentes do Fluminense. O clube promoveu uma junta de cinco médicos, inclusive com Dr. Paes Barreto e Dourado Lopes. Estudaram o caso e resolveram que um enxerto ou correção do eixo seriam medidas aconselháveis. Mas, o fato concreto é que, no meu entendimento, meu dedo continuaria imóvel, e isso me roubava a auto confiança. Foi quando pensei na amputação parcial. Só com ela eu me sentiria novamente confiante. Dr. Paes Barreto foi contrário a operação. Relutei. Marcaram a operação, e novamente Dr. Paes Barreto era contra. Foi tudo suspenso. Voltei a carga. Ficou então determinado que, para que houvesse a operação eu teria de assinar um termino de responsabilidade. Vivi um drama durante 48 horas. De um lado a minha convicção de que só a amputação resolveria o meu problema. O dedo mínimo não tem a menor interferência na segurança de qualquer goleiro, tanto assim que pretendo ser candidato a uma vaga para a Copa de 1958. No outro lado minha senhora e os médicos não concordavam. Telefonei para Dr. Paes Barreto e fui franco – Se não houver operação não poderei mais continuar jogando, assim não confio mais em mim – No dia seguinte dei entrada na Casa de Saúde. Eram oito horas. Paes Barreto já me esperava. Antes da anestesia, ainda ouvi sua última frase – Castilho, você é louco. A operação demorou uma hora. Acredito que logo cedo voltarei aos treinos completamente recuperado”.

     Os médicos sempre foram contra a amputação do dedo de Castilho. Alguns chegaram a criticar severamente o Dr. Paes Barreto por ter feito a cirurgia. O certo é que Castilho ainda jogou muitos anos. Voltou a ser campeão pelo Fluminense e foi bi campeão mundial na Suécia e no Chile.

Produzido por Carlos Madeiro

http://www.museudosesportes.com.br/

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os Animais têm Alma?

image

    Essa é uma das questões que é muito lembrada quando se está conversando nos mais diversos lugares sobre a existência da alma. O espiritismo nos dá a resposta de que os animais não têm alma como nós os humanos, mas tem um princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo. Segundo o que foi dito a Kardec pelos espíritos, quando o animal morre, espíritos especializados recolhem esse princípio espiritual, que entra em letargia e é encaminhado para uma nova encarnação quase imediatamente.

     Este princípio inteligente, que ainda não é um espírito, passará milênios incontáveis nesta condição, até chegar ao reino hominal, mas em mundos primitivos, onde o homem pouco se diferencia de um animal. Continua progredindo lentamente até adquirir consciência de si mesmo e desenvolver o livre arbítrio. Os homens progridem por sua vontade, mas os animais pela força das coisas ou do ambiente. Se eles permanecessem sempre animais seria uma injustiça, pois eles sofrem, são abatidos para a alimentação do homem, usados como cobaias e desenvolvem doenças como o câncer, por exemplo.

Fontes:

http://www.forumespirita.net/fe/amizade/os-animais-tem-alma/

http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/p0003.html

http://www.espirito.org.br/portal/perguntas/prg-012.html

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como Acontecem os Relâmpagos?

image

     Quem nunca durante uma chuva forte parou e apreciou os relâmpagos, uns observam com fascinação o belo espetáculo da natureza, já outros olham paralisados de temor diante de tal visão. Mas o que é e como acontecem os relâmpagos?

     O mais comum ocorre por causa de uma descarga elétrica entre duas nuvens ou entre uma nuvem e o solo. Durante a tempestade gotículas de gelo ficam se movimentado e se chocando dentro das nuvens causando uma separação das cargas elétricas positivas e negativas. Quando as diferenças entre essas cargas se tornam muito grande, um feixe de carga elétrica, conhecido por condutor, geralmente negativo, deixa as nuvens em ziguezague por uns 40 ou 50 metros. Devido à intensidade do campo elétrico formado, as cargas positivas do solo mais próximas do raio condutor, chamadas de conectantes, saltam até encontrá-lo, fechando assim o circuito elétrico entre a nuvem e o solo. Só quando as duas correntes se encontram é que tudo se ilumina e o raio pode ser observado. Também pode ocorrer o inverso com a descarga indo do solo para as nuvens.

Tipos de Relâmpagos

· Relâmpago normal: da nuvem para o solo ou vice-versa;

· Relâmpago de calor: relâmpago próximo ao horizonte;

· Relâmpago difuso: um relâmpago normal que é refletido nas nuvens;

· “red sprite”: explosão vermelha que atinge alguns quilômetros de comprimento em direção à estratosfera;

· “blue Jet”: uma explosão cônica azul, que se movimenta para cima em alta velocidade

Diferença entre Raio, Relâmpago e Trovão

     Raio: descarga elétrica produzida entre duas nuvens eletrizadas ou entre a terra e as nuvens;

     Relâmpago: É a visualização do raio, manifestado pelo feixe de luz que se vê cortando o céu;

     Trovão: Constitui em uma onda sonora provocada pelo raio ao colidir no solo ou até mesmo quando uma nuvem carregada de partículas positiva se colide com outras contendo partículas negativas, assim provocando o raio e em seguida tem a parte audível que é o trovão.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.infoescola.com/meteorologia/relampago/

http://assessoriaondaverde.blogspot.com/2009/11/qual-diferenca-entre-raios-relampagos-e.html

Revista Mundo Estranho

John Zavisa.  "HowStuffWorks - Como funciona o relâmpago".  Publicado em 01 de abril de 2000  (atualizado em 27 de março de 2009) http://ciencia.hsw.uol.com.br/relampago6.htm  (08 de agosto de 2011)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Por que a Lua mostra sempre a mesma face?

image

    Isso acontece porque os seus movimentos de rotação e translação ao redor da Terra têm a mesma duração de 27 dias e 8 horas. Desta forma, quem olha a lua, estando na Terra, tem a impressão de que ela está parada, e mostrando sempre a mesma face.

Eduardo Logan

Fonte:

Revista Mundo Estranho

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Anular Gravidade

image

     Não existe um equipamento, máquina ou qualquer coisa que possa “desligar” a gravidade. O que vemos em filmes e experiências realizadas pela NASA é uma simulação da falta dela.

     Um meio que se utiliza para realizar tal evento é a queda livre em um ambiente fechado, um elevador despencando do último andar de um edifício por exemplo. Quando você está caindo em queda livre, você sente uma leveza, uma ausência de peso, e se objetos estiverem caindo ao seu lado você perceberá que eles também flutuam, como o ambiente é fechado, você nem vai sentir a resistência do ar, dando a impressão da falta de gravidade.

     Na NASA nos treinamentos para futuros astronautas, utilizam-se de aviões a jato que sobe até uma altitude de aproximadamente 11Km, em seguida o piloto aponto o nariz a uma angulação de 45°, pois esse é um ângulo perfeito para que a ausência de peso seja total, e depois o avião é posto em queda livre, por aproximadamente 30 segundos. Nesse intervalo de tempo são realizados os testes médicos que avaliam os efeitos da falta de gravidade no organismo humano.

Eduardo Logan

Fonte:

Revista Mundo Estranho

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Yin Yang

image

     De acordo com a filosofia chinesa, este símbolo é a representação do positivo e negativo, onde estabelece uma dualidade com significado de que o positivo não vive sem o negativo e vice e versa.

     Esta ideia de yin e yang surgiu pela primeira vez através da observação dos pacientes das forças da natureza. Os Taoístas que desenvolveram o sistema da Medicina Tradicional Chinesa viam o universo como um campo unificado, em constante movimento e mutação enquanto mantinha sua unidade. A teoria explica que a natureza se expressa em um ciclo interminável de opostos polares como o dia e a noite, umidade e seca, calor e frio e atividade e descanso.

     O Yin (Mandarin para lua) é o princípio passivo, feminino, mostra as qualidades da escuridão, descanso, úmido, frio e estrutura. Seu caractere chinês representa o lado com sombras de uma montanha.

     O Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino, mostra as qualidades da energia como luz, atividade, seca, calor e função. Seu caractere chinês representa o lado ensolarado de uma montanha.

     O Yin e o Yang também podem ser representados pelo Tigre e o Dragão, representando lados opostos. Quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin você terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.

    No símbolo o lado negro é o Yin e o branco o Yang; o pequeno círculo branco no lado negro significa que o Yin possui o Yang e, o círculo que o lado branco possui significa que Yang possui Yin.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.misteriosantigos.com/yinyang.htm

http://www.brasilescola.com/filosofia/yin-yang.htm

Bill Schoenbart, Ellen Shefi.  "HowStuffWorks - Como funcionam o Yin e o Yang".  Publicado em 11 de agosto de 2007  (atualizado em 14 de abril de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/yin-e-yang.htm  (25 de julho de 2011)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Açúcar, O Veneno Doce

image

    Estamos acostumados a ver inúmeros alertas sobre o sal na nossa alimentação, mas os malefícios que o açúcar causa no organismo passam despercebidos. Muitos lembram apenas do diabetes e que ele engorda, mas existem outros malefícios que podem ocorrer com o uso excessivo desta substância.

Problemas que o excesso de açúcar pode causar

  • O açúcar pode provocar um aumento rápido da adrenalina, da hiperatividade, da ansiedade, da dificuldade de concentração e da irritabilidade em crianças.
  • O açúcar alimenta as células cancerosas e foi relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.
  • O açúcar pode acidificar a saliva, estragar os dentes e provocar doença periodontal (das gengivas).
  • O açúcar ajuda muito a infestação descontrolada de Candida Albicans (fungo). E pode beneficiar ao surgimento de doenças auto-imunes como artrite, asma, esclerose múltipla.
  • Ele pode provocar varizes, hemorróidas, apendicite e cálculos biliares. E, também, pode contribuir para a osteoporose.
  • Pode diminuir os níveis de vitamina E, aumentar a pressão sangüínea sistólica, provocar sonolência e redução da atividade em crianças.
  • O açúcar pode desativar o seu sistema imunológico, e provocar a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.
  • Pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol e reduzir o de bom colesterol.
  • Ele pode levar a problemas de visão, provocar o envelhecimento prematuro, e alergias alimentares. Além de poder danificar a estrutura do DNA.

     Esses são alguns dos problemas que podem surgir com o consumo excessivo do açúcar. Vale lembrar, que todos os seres humanos precisam de algum tipo de açúcar pra viver. Mas é preciso saber que todo o açúcar de que precisam pode ser conseguido diretamente de uma alimentação equilibrada, baseada em cereais integrais, frutas, sucos, legumes e verduras. No processo metabólico do corpo humano, estes tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Podemos chamá-la de "açúcar estrutural", pois essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral.

  Eduardo Logan

http://cantododudu.blogspot.com/2007/09/os-malefcios-do-acar-parte-1.html

http://www.guiavegano.com/nutricao/nancy/76modos.htm

http://veja.abril.com.br/300806/p_088.html

http://www.drmarceloferraz.com.br/artomaldoacucar.htm

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Exorcismo

image

    Em muitas culturas antigas como a babilônica e judaica, algumas doenças e catástrofes naturais eram atribuídas aos espíritos malignos, desta forma, para livrar as pessoas destes males que as afligiam era utilizado o exorcismo, que nada mais é, de acordo com a enciclopédia católica: “ato de expulsar, ou repelir, os demônios ou espíritos do mal de pessoas, lugares ou coisas, que acredita-se estarem possuídas ou infestadas por eles, ou propensos a se tornarem vítimas ou instrumentos de sua malignidade".

Há vários tipos de exorcismo na Igreja Católica:

  • Exorcismo batismal - abençoar uma criança antes do batismo para purificá-la do mal, resultado do pecado original;
  • Exorcismo simples - abençoar um lugar ou objeto para livrá-lo da influência do mal;
  • Exorcismo real - realizar o Ritual do Exorcismo para livrar um ser humano da possessão diabólica.

Possessão

    Possessão é o estado ou condição em que o corpo e (ou) a mente de um indivíduo são supostamente possuídos ou dominados por uma entidade (um ser, força, ou divindade) que lhes é externa, ou que não se manifesta habitualmente nas atividades da vida diária.

Sinais de Possessão

  • Falar ou entender linguagens que a pessoa nunca aprendeu (diferente de "falar em línguas", que é considerado um sinal de êxtase religioso, não de possessão);
  • Saber (e revelar) coisas que a pessoa não tem como saber;
  • A pessoa adquire uma força além das capacidades humanas;
  • Uma violenta aversão a Deus, à Virgem Maria, à cruz e outras imagens da fé católica;

A Investigação

    Ela se inicia em um processo de eliminação, com perguntas bem claras: o paciente possui algum sinal de possessão? Existe alguma outra explicação para tal fato? Depois disso, o padre consulta um psiquiatra para averiguar a ocorrência de alguma doença mental, que possa corresponder com tais sintomas. O padre, também, pode consultar um perito paranormal aprovado pela Igreja para uma ajuda adicional. Outra possibilidade que o investigador deve considerar é a velha fraude. Depois de tudo isso, se o padre realmente estiver convencido de a única solução é o exorcismo, ele, então, encaminhará a notificação ao seu supervisor afirmando que o exorcismo está de acordo com as regras. E assim, a Igreja pode decidir sancionar um exorcismo oficial e indicar um exorcista para o caso. Geralmente o exorcista é o mesmo padre que fez a investigação, mas não se descarta a convocação de outro padre para realizar o ritual.

     As ocorrências de exorcismo para a Igreja Católica são raras, afirmam ocorrer uma a cada 5 mil anos.

O ritual

     Para realizar o ritual, o exorcista veste sua sobrepeliz e a estola roxa, faz recitações de orações, salmos e cânticos sagrados, borrifa água benta em todos na sala, coloca suas mãos no paciente, faz o sinal da cruz tanto em si como no paciente e toca o paciente com uma relíquia católica (geralmente um objeto associado a um santo).

Estágios do Exorcismo

     Esses estágios não são endossados pela Igreja, mas é encontrado na obra de Malachi Martin “Refém do demônio”.

  1. Presunção - o demônio esconde sua verdadeira identidade;
  2. Ponto fraco - o demônio se revela;
  3. Conflito - o exorcista e o demônio lutam pela alma do possuído;
  4. Expulsão - se o exorcista ganha a batalha, o demônio deixa o corpo do possuído;

Outros tipos de aproximações de espíritos malignos ou demônios

  • Encosto: O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena;
  • Espírito opressivo: O espírito tem a capacidade de "vampirizar" a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como um cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro
  • Obsessão: O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas próximas de seu convívio. É bom frisar que aqui no Brasil de acordo com o espiritismo ou nas religiões afro-brasileiras como a umbanda e candomblé, existem os fenômenos de possessão de espíritos doutrinadores e iluminados, trazendo ao médium apenas benefícios;
  • Possessão demoníaca: espírito toma o corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenômenos de "poltergeist" (conjunto de fenômenos produzidos espontaneamente, que consiste em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada);

Exorcismo em outras religiões

  • Anglicanos: O demônio pode ser combatido em orações, hinos e leituras da Bíblia, mas não existe uma cerimônia específica. Os casos de exorcismo são muito raros. Quando ocorrem, o possuído é "tratado" num grupo de orações, que lhe recomenda jejum, abstinência sexual e adoração a Deus.
  • Judaísmo: Em seus ensinamentos é contado que o espírito malévolo chamado de dybbuk, volta para concretizar um negócio inacabado e assume o corpo de uma pessoa para atingir seus objetivos. O dybbuk pode ser expulso por meio de um ritual de exorcismo e deixa o corpo através dos dedos do pé.
  • Islamismo: a crença islâmica conta sobre um jinn - um espírito do mal, escravo de Satã - que pode invadir o corpo humano e causar doenças, dor, tormento e pensamentos ruins. Esse jinn pode ser expulso pela pessoa possuída recitando-se passagens específicas do Alcorão.
  • Hinduísmo: as escrituras dos Vedas contam sobre um espírito do mal que pode não apenas prejudicar humanos, mas também ficar no caminho das vontades dos deuses. O tradicional exorcismo hindu inclui rituais como queimar excremento de porco, recitar orações e oferecer doces aos deuses.

Alguns Filmes sobre Exorcismo

  • O Exorcista
  • Horror em Amityville
  • Poltergeist
  • Repossuído
  • Stigmata
  • Almas perdidas
  • O Exorcista: o início
  • O exorcismo de Emily Rose
  • O Ritual

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.newadvent.org/cathen/05709a.htm

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/exorcismo.htm

Julia Layton.  "HowStuffWorks - Como funciona o exorcismo".  Publicado em 08 de setembro de 2005  (atualizado em 23 de abril de 2007) http://pessoas.hsw.uol.com.br/exorcismo3.htm  (04 de julho de 2011)

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Castelos da Escócia

    A Escócia é um dos países que integram o Reino Unido, que além de possuir invernos rigorosos, é famoso por seus belos castelos antigos, sendo que alguns, reza a lenda, são assombrados. O nome Escócia (Scotland) deriva do latim Scotia, que significa terra dos scots, um povo de origem celta vindo da Irlanda e que se estabeleceu na costa oeste da Grã-Bretanha por volta do século V.

Alguns dos castelos que dizem que são assombrados:

Castelo Glamis

image

     Mortes rondam a história deste castelo como a do rei Malcolm III, que no século XI foi assassinado ali. Este castelo também serviu de cenário para uma famosa peça de Shakespeare “MacBeth”.

     Segundo a lenda, o Conde Beardie que foi um hóspede do castelo, jogou cartas com Satã e segue assombrando o castelo, e ainda há um outro segredo terrível escondido. Algo a ver com uma criatura monstruosa que nasceu em Glamis, e viveu, segundo a lenda, por mais de cem anos… A criatura ainda assombraria o castelo também.

Castelo Muchalls

image

    Este é assombrado por um fantasma conhecido como a dama de verde. A lenda deste castelo conta que uma moça se aventurou num túnel que passa por debaixo do castelo e vai até o mar, para encontrar seu amante, mas a maré subiu e a pobre moça morreu afogada. Reza a lenda que ela às vezes aparece, em uma das salas do castelo.

Castelo Cortachy

image

     A maldição que envolve este castelo é sobre um jovem tamborileiro que foi jogado da mais alta torre do castelo, pelo conde de Ogilvy, pois, ele desconfiava que o rapaz pudesse estar tendo um caso com sua esposa, a Condessa de Airlie.

     Antes de morrer o jovem rogou uma praga sobre os Ogilvy, que antes da morte de algum membro da família, horripilantes e misteriosos rufar de tambores seriam ouvidos.

Castelo Ballindalloch

image

     Este castelo é conhecido por várias aparições de fantasmas femininos, embora não haja registros de quem estas mulheres poderiam ter sido, mas uma suspeita é que tenham sido amantes rejeitadas, que ainda sofrem por seus amados.

     Além disso, o fantasma de um certo General James Grant ocasionalmente aparece cavalgando um cavalo branco ao redor do castelo. O general está supostamente enterrado por ali e há alguma especulação sobre se o seu espírito existe para vigiar o castelo.

Castelo Braemar

image

     Seria assombrado pelo coronel negro (John Farquharson de Inverey), que incendiou o castelo após este ter sido ocupado por tropas governamentais.

     Dizem que ele (coronel negro) foi visto assistindo TV ao lado do proprietário do castelo. Outra lenda é de que ele é assombrado por uma linda moça de longos cabelos loiros, uma jovem noiva que cometeu suicídio quando seu futuro marido a abandonou.

Castelo Culzean

image

    Em uma noite de tempestade uma fantasmagórica gaita de foles pode ser ouvida perto do Castelo Culzean. O Fantasma gaiteiro gosta de misturar a sua musica assombrada com o vento e as ondas que se quebram sobre as falésias. Alguns dizem que é o espírito de um gaiteiro que desapareceu enquanto estava explorando as cavernas abaixo do castelo.

Castelo Dunstaffnage

image

     É assombrado por um fantasma chamado a Dama de Dunstaffnage. Quem era, ninguém sabe, mas sua aparição revelaria grandes acontecimentos na vida dos proprietários do castelo.

Castelo Borthwick

image

     O quarto vermelho do Castelo Borthwick assustou tantos visitantes, que na década de 1980 um sacerdote de Edimburgo foi chamado pelos proprietários para exorcizar os espíritos remanescentes, entre muitos outros, Mary Stuart, a famosa rainha dos escoceses.

     Era assombrado também por um conselheiro dos Borthwick que utilizou o quarto vermelho como cofre. Quando os Borthwicks descobriram que ele roubou o seu dinheiro, eles o queimaram até a morte.

Castelo Duntrune

image

     Assombrado por um gaiteiro, que teria sido enviado por um clã rival, que descoberto foi preso numa das torres, mas permaneceu com a sua gaita, e quando o clã rival foi atacar o castelo ele começou a tocar na gaita de foles “a canção da retirada”, pois os invasores estavam em menor número e seriam massacrados. Os proprietários perceberam a canção e mandaram cortar as mãos (ou dedos, às vezes relatados em contos) do músico. E assim, dizem que o gaiteiro assombra a torre, com a música de sua gaita de foles, e atividades demoníacas tem sido relatadas em algumas partes do castelo.

Castelo Hermitage

image

    Lord Bad Soulis foi um praticante de magia negra. Juntamente com seu assistente Robin Redcap, ele foi o responsável pelo desaparecimento de muitas crianças.

     Como contado na lenda ele não poderia ser morto por enforcamento nem por uso de qualquer arma feita de aço forjado, então, ele foi levado até um círculo de pedra numa colina próxima, onde o revestiram com chumbo e o ferveram num caldeirão.

     No castelo dizem que o choro de suas vítimas ainda pode ser ouvido. Os visitantes também se queixam de serem empurrados por forças invisíveis, quando estão perto de um lago da capela.

Outros Castelos

Castelo de Edimburgo

image

     O Castelo de Edimburgo, do leste, domina a cidade das rochas e comanda as terras por milhas ao seu redor.

image

     A entrada da esplanada, lugar da parada militar anual, com o Half-Moon Bastion ao fundo.

Castelo Crathes

image

     Castelo Crathes, casa dos Burnetts por 400 anos. Foi reconstruído depois do incêndio de 1966.

Castelo Dunnottar

image

     Construído em 1394, na região de Pictish, o Dunnottar é de difícil acesso. O que era um grande trunfo em sua época.

image

     Castelo do século XIII é famoso por sua incomum planta triangular. Esta vista mostra seu lado sul, com a Murdoch's Tower e o "twin-towered gatehouse" à esquerda.

Castelo de Balintore

image

Castelo de Balmoral

image

Castelo Brodie

image

Castelo de Craigievar

image

Castelo de Craigmillar

image

Castelo Drum

image

Castelo Fraser

image

Castelo Fyvie

image

Castelo de Kellie

image

Castelo Kilchurn

image

Lauriston Castle

image

Castelo de Mey

image

Myres Castle

image

Stirling Castle

image

Castelo Torosay

image

image

image

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/8850/doze_castelos_assombrados_da_escocia/

http://www.highlanderbr.com/site/index.php/escocia?cat=30

http://mladeiro-hooby.blogspot.com/2010/01/castelos-da-escocia.html

Fontes fotos wikipédia