Estamos acostumados a ver inúmeros alertas sobre o sal na nossa alimentação, mas os malefícios que o açúcar causa no organismo passam despercebidos. Muitos lembram apenas do diabetes e que ele engorda, mas existem outros malefícios que podem ocorrer com o uso excessivo desta substância.
Problemas que o excesso de açúcar pode causar
- O açúcar pode provocar um aumento rápido da adrenalina, da hiperatividade, da ansiedade, da dificuldade de concentração e da irritabilidade em crianças.
- O açúcar alimenta as células cancerosas e foi relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.
- O açúcar pode acidificar a saliva, estragar os dentes e provocar doença periodontal (das gengivas).
- O açúcar ajuda muito a infestação descontrolada de Candida Albicans (fungo). E pode beneficiar ao surgimento de doenças auto-imunes como artrite, asma, esclerose múltipla.
- Ele pode provocar varizes, hemorróidas, apendicite e cálculos biliares. E, também, pode contribuir para a osteoporose.
- Pode diminuir os níveis de vitamina E, aumentar a pressão sangüínea sistólica, provocar sonolência e redução da atividade em crianças.
- O açúcar pode desativar o seu sistema imunológico, e provocar a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.
- Pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol e reduzir o de bom colesterol.
- Ele pode levar a problemas de visão, provocar o envelhecimento prematuro, e alergias alimentares. Além de poder danificar a estrutura do DNA.
Esses são alguns dos problemas que podem surgir com o consumo excessivo do açúcar. Vale lembrar, que todos os seres humanos precisam de algum tipo de açúcar pra viver. Mas é preciso saber que todo o açúcar de que precisam pode ser conseguido diretamente de uma alimentação equilibrada, baseada em cereais integrais, frutas, sucos, legumes e verduras. No processo metabólico do corpo humano, estes tipos de alimentos, que contêm carboidratos em maior ou menor quantidade, após a digestão se transformam em um tipo de açúcar chamado glicose, que é a principal fonte de energia necessária ao perfeito funcionamento do corpo humano. Podemos chamá-la de "açúcar estrutural", pois essa energia gerada pela glicose é utilizada para o crescimento, a regeneração celular, a atividade física, o pensamento e a manutenção do corpo em geral.
Eduardo Logan
http://cantododudu.blogspot.com/2007/09/os-malefcios-do-acar-parte-1.html
http://www.guiavegano.com/nutricao/nancy/76modos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário