De acordo com a filosofia chinesa, este símbolo é a representação do positivo e negativo, onde estabelece uma dualidade com significado de que o positivo não vive sem o negativo e vice e versa.
Esta ideia de yin e yang surgiu pela primeira vez através da observação dos pacientes das forças da natureza. Os Taoístas que desenvolveram o sistema da Medicina Tradicional Chinesa viam o universo como um campo unificado, em constante movimento e mutação enquanto mantinha sua unidade. A teoria explica que a natureza se expressa em um ciclo interminável de opostos polares como o dia e a noite, umidade e seca, calor e frio e atividade e descanso.
O Yin (Mandarin para lua) é o princípio passivo, feminino, mostra as qualidades da escuridão, descanso, úmido, frio e estrutura. Seu caractere chinês representa o lado com sombras de uma montanha.
O Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino, mostra as qualidades da energia como luz, atividade, seca, calor e função. Seu caractere chinês representa o lado ensolarado de uma montanha.
O Yin e o Yang também podem ser representados pelo Tigre e o Dragão, representando lados opostos. Quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin você terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.
No símbolo o lado negro é o Yin e o branco o Yang; o pequeno círculo branco no lado negro significa que o Yin possui o Yang e, o círculo que o lado branco possui significa que Yang possui Yin.
Eduardo Logan
Fontes:
http://www.misteriosantigos.com/yinyang.htm
http://www.brasilescola.com/filosofia/yin-yang.htm
Bill Schoenbart, Ellen Shefi. "HowStuffWorks - Como funcionam o Yin e o Yang". Publicado em 11 de agosto de 2007 (atualizado em 14 de abril de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/yin-e-yang.htm (25 de julho de 2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário