Os tipos de Orquestras mais conhecidas são Orquestra de Câmara, Orquestra Sinfônica e Orquestra Filarmônica. O que difere a Orquestra Sinfônica da Filarmônica é que a primeira é mantida pelo Estado e a outra é mantida por entidades particulares. Já a de Câmara é composta por poucos músicos, e como o próprio nome diz, é destinada a apresentações em ambientes reduzidos em “câmaras”.
Os instrumentos mais utilizados em orquestras são:
· Cordas:
- Violino;
- Viola;
- Violoncelo;
- Contrabaixo;
- Harpa
- Piano
· Sopros:
Metais:
- Trompete;
- Trombone;
- Trompa;
- Tuba;
- Saxhorne;
- Saxofone;
Madeira:
- Oboé;
- Fagote;
- Contra fagote;
- Clarinete;
- Clarone;
- Flautas;
· Percussão:
- Caixa;
- Prato;
- Bombo;
- Pandeiro;
- Triângulo;
Algumas Observações:
O piano não é um integrante "efetivo" de uma orquestra, sendo usado, até o século XIX, principalmente em solos.
Geralmente, uma orquestra sinfônica é composta por mais de 100 integrantes, sendo que o violino é peça fundamental, sendo o naipe mais numeroso dos instrumentos da orquestra moderna.
Eduardo Logan
Fontes:
Muitas orquestras não possuem todos instrumentos ou não conseguem transportá-los com preços justos! tem uma empresa que realiza locações e faz o transporte de instrumentos: www.tudoparaorquestra.com.br além de oferecer outros serviços como locação de praticáveis, cadeiras e estantes tudo voltado para orquestras!
ResponderExcluirMuito legal o seu post. Para conhecer os estereótipos dos músicos da orquestra, entre no meu blog e confira... http://cordasicm.blogspot.com.br/
ResponderExcluir