Fiódor Mikhailovich Dostoiévski, foi um dos gênios da literatura universal, nasceu em Moscou no dia 11 de novembro de 1821, e faleceu em 09 de fevereiro de 1881, em São Petersburgo.
Influenciou, também é tido como criador, de pensamentos filosóficos como o existencialismo, e sua obra trabalha a essência humana bem nas suas profundezas explorando a autodestruição, a humilhação, o vício, a loucura, a inveja e etc..
Sua vida foi de sofrimento, era epilético, sua mãe morreu quando ele ainda era jovem e seu pai foi assassinado. Em 1849 foi preso por participar de reuniões subversivas na casa de um revolucionário, e condenado à morte. No último momento, teve a pena comutada e passou nove anos na Sibéria. Descreveu a terrível experiência no livro "Recordações da Casa dos Mortos" e em "Memórias do Subsolo".
Suas obras mais Importantes foram:
· O Duplo
· Humilhados e Ofendidos
· Recordações da Casa dos Mortos ou Memórias da Casa Morta
· Memórias do Subsolo
· Crime e Castigo
· O Jogador
· O Idiota
· O Eterno Marido
· Os Demônios ou Os Possessos
· O Adolescente
· Os Irmãos Karamazov
Escrito por: Eduardo Logan
Fontes:
Já li os melhores contos dele,inclusive memórias do subsolo.Admiro e me indentifico com este escritor.Parabéns pelo post!
ResponderExcluirTo lendo os irmãso karamazov e to amando, a uns dois anos li crime e castigo mas não compreendi e vou reler.
ResponderExcluirbom post