Menu

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Primeiro PC

image

     Alguma vez você já deve ter feito algumas perguntas como, “quem inventou o primeiro PC?”, “que empresa o desenvolveu?”, “Há quanto tempo ele foi criado?”, para saciar esses tipos de perguntas resolvi fazer esse post.

     O primeiro PC foi criado pela IBM a mais de 25 anos, era lento pesado, e não demonstrava que teria esse estrondoso potencial, que hoje muitos podem usufruir em seus lares. Ele era bem primitivo e não carregava as nomenclaturas que hoje em dia nos é familiar como Athlon, Phenom, Celeron, e por aí vai, ele recebia números códigos como o lançado no dia 12 de agosto de 1981, denominado “IBM 5150 PC”, suas características era uma tela monocromática verde (MDA) de 12 polegadas, processador Intel de 4,77 MHz, e 64 Kbytes de memória RAM, sem disco rígido, mas com entrada de disquete de 5,25 polegadas com capacidade de 360KB. O seu peso era de 11,7 quilos, e o teclado, 2,7 kg. Vinha com softwares opcionais, dentre eles, os que mais se destacavam foram os Microsoft Basic, “Visicalc” pai do Lótus e avô do Excel, e um editor de texto conhecido por “EasyWriter”. Com esse modelo a IBM esperava comercializar 2000 unidades, mas a venda real foi de 1 milhão.

image

     Vale lembrar que muitos consideram como o primeiro PC, o modelo fabricado em 1975 pela MITS (Micro Instrumentation and Telemetry Systems), conhecido como “Altair 8800”, que possuía uma unidade de processamento central com uma memória de 256 bytes e um complexo sistema de operação.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://www.guiadohardware.net/

http://www.caixadojunior.com/

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Causas da Primeira Guerra Mundial

image

Algumas das causas para a deflagração da Primeira Grande Guerra foram:

  •      Uma dessas causas foi econômica, pois, os números de 1914 apontavam que a produção de ferro da Alemanha era maior que a da Inglaterra e França juntas; seus produtos já manufaturados circulavam por mercados antes dominados pela “Terra da Rainha”, e isso gerou uma rivalidade entre essas nações.
  •      Outra causa foi a “Questão dos Balcãs”, que começou quando a Áustria anexou as províncias, até então turcas, da Bósnia e da Herzegovina, províncias essas de muito interesse da Sérvia. Assim, a Alemanha declarou apoio aos austríacos, e isso desgostou o imperialismo russo, que queria dominar a região com o intuito de se apossar de Constantinopla(Istambul), chocando-se de frente com os interesses de alemães e austríacos de construir uma estrada de ferro que ligasse Berlin à Bagdá, na qual dominaria essa região. Deste modo, os soviéticos procuraram fazer uma aliança com a França e encorajou a Sérvia, Bulgária, Montenegro e Grécia, com o espírito de vingança, contra as atrocidades cometidas pelos otomanos em batalhas anteriores, a se unirem a eles.
  •      Ressentimento francês por ter pedido em 1870 para a Alemanha, os territórios da Alsácia-Lorena, região rica em carvão e minério de ferro. Após essa derrota, brotou nos franceses um sentimento de revanchismo, que visava desforrar essa derrota, e recuperar os territórios perdidos.
  •      A questão marroquina: essa questão quase fez que entre 1905 à 1911, Alemanha e França entrassem em guerra. Uma conferência internacional foi convocada, com objetivo de dar fim aos conflitos, estabeleceu que a França teria domínio sobre o Marrocos, e caberia a Alemanha uma pequena faixa de terras no sudoeste africano; os alemães não ficaram contentes com essa decisão desfavorável, e em 1911 ocorreram novos conflitos com a França, e esta, para evitar a guerra, concedeu uma considerável parte do Congo francês.

Houveram também outros motivos para que a Primeira Grande Guerra acontecesse, como o assassinato de Francisco Ferdinando e sua esposa, mas coloquei esses, pois, achei que eles eram os que mais se destacavam.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

MAIOR,A.Souto – História Geral

São Paulo, 15ªedição – Cia. Ed. Nacional

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Os 10 Mandamentos de Maquiavel

image

     O objetivo de escrever estes 10 mandamentos maquiavélicos, foi para tentar sintetizar a ideia de sua obra prima “O Príncipe”.

1° Zelai apenas pelos vossos próprios interesses

    Maquiavel não conseguia ver o mundo como uma unidade, era cego moralmente. Para ele, a humanidade era uma legião de indivíduos ingênuos e brutos, e que esses brutos poderiam oprimir os ingênuos para alcançar os seus fins; pois, pensava ele: “A força é direito; portanto, o forte deve defender sua força e fazer leis para sua própria proteção contra os fracos. O dever do fraco é servir o forte, e o dever do forte é servir a si mesmo”.

2° Não honreis a mais ninguém além de vós mesmos

     Escreveu Maquiavel: ”Aquele que é a causa da grandeza de outro é tolo. Pugnai pelos interesses de outros apenas quando puderdes fazer bom uso deles. Mas no momento em que esse outro tornar-se popular matai-o. Para o homem ambicioso é imperativo não possuir rivais.” Em sua opinião, para que um país ou nação fosse bem sucedido, se fazia necessária apenas a existência de um chefe, e que todas as outras pessoas deveriam ser escravas, ou seja, um príncipe só pode receber benefícios e nunca conceder.

3° Fazei o mal, mas fingi fazer o bem

     Ele acreditava piamente no valor da insinceridade, sempre aconselhava aos estadistas a nunca serem honestos, e afirmava que ser bom é prejudicial, mas que o importante é parecer ser bom; pois, com a finalidade de preservar seu poder, o príncipe, quando necessário, deve cometer roubos, agir contra a justiça, e outras barbaridades mais, porém, os seus súditos não podem desconfiar, devem acreditar, ingenuamente, que o príncipe é uma criatura nobre, honrada e digna de reverência.

4° Cobiçai e procurai obter tudo o que puderdes

     De acordo com o seu código de conduta, o príncipe deve correr atrás de tudo que ele desejar, não importando, de maneira nenhuma, os direitos dos outros, mas, avisa ele, “Roubai tudo o que puderdes e silenciai os que se queixarem; aparentai ser sempre um príncipe liberal”; ou seja, Maquiavel diz ao príncipe, que controle a sua cobiça, não porque considere isso um erro, mas porque roubar de mais de seus concidadãos pode acarretar a ira deles, e eles poderiam tramar contra o próprio príncipe. Assim, ele aconselha que roube dos estrangeiros que seriam fracos no propósito de realizar alguma vingança.

5° Sede miserável

     Maquiavel aconselha que o príncipe, guarde seu dinheiro e gaste o dos outros. Afirmando que um príncipe não pode ser generoso com os seus súditos, pois, se chegar a esse ponto de tamanha generosidade, todos os seus súditos ficaram contentes, mas depois quando os seus fundos se tornarem escassos, será obrigado a aumentar os impostos do seu povo. Em se tratando do dinheiro pilhado nas guerras, com este sim, o príncipe deve ser generoso, pois desta forma, a população o louvará e estará disposta a lutar e morrer por ele em novas batalhas.

6° Sede Brutal

     Um príncipe nunca pode ser suave no seu comando, tem que ser brutal, porque, escreveu Maquiavel “somente um bruto pode ser um grande rei”, do contrário, todos os que amaram a justiça, ou foram benevolentes tiveram um destino cruel. Em suas palavras: ”Um príncipe, para observar a obediência de seus súditos e o respeito de seus soldados, terá que sufocar em si o homem e desenvolver a besta.”

7° Lograi o próximo toda vez que puderdes

     Ele recomenda ao príncipe que seja feroz que nem um leão e astuto que nem uma raposa. Pois, pensa ele, que para derrotar seus inimigos o príncipe deve convertê-los em brutos, e dessa forma, agir como uma raposa para obter sucesso.

8° Matai os vossos inimigos e, se for necessário os vossos amigos

     Maquiavel viveu numa época onde era comum queimar pessoas nas fogueiras, só por terem uma outra religião, jogar pessoas aos leões por diversão, como se estivéssemos indo assistir à uma partida de futebol, então, matar inimigos e até mesmos assassinar os próprios amigos eram atitudes aceitas como via de regra do mundo daquele período.

9° Usai a força, em vez da bondade, ao tratardes com o próximo

     Quem não se lembra da famosa frase “não quero ser amado, quero ser temido”, é nesse mandamento que ele trata desse assunto. Em suas próprias palavras ele o expressa assim: “Quando tiverdes um príncipe rival fora dos vossos domínios, fazei uma investida contra ele e destrua inteiramente as raízes de sua família”; aqui ele quis dizer, para matar todos da família sem deixar sobrevivente algum, porque, este, algum dia, pode querer se vingar do mal que você cometeu a sua família; e continua ele: “um homem ambicioso não pode ser cruel apenas em parte; sê-lo-á de um modo completo ou terá de renunciar à sua ambição. Quando tiverdes de vos apoderar de um Estado, ou de roubar um homem, deverás empregar toda a violência de uma só vez, para que o ofendido dela se esqueça depressa; por outro lado, se fordes obrigado a conceder benefícios, concedei-os pouco a pouco, a fim de que eles sejam sempre lembrados. Um tirano deve manter-se pela força e não pela boa vontade de seus súditos.”

10° Pensai exclusivamente na guerra

     “Um príncipe deverá dedicar-se exclusivamente à arte de matar, pois a guerra é a única arte a que se deve dedicar um governante.” O príncipe deve estar sempre compenetrado na arte da guerra e não se distrair dela em nenhum momento. Em tempo de paz, ele deve se preparar para a guerra, todas as suas leituras, jogos e etc. tem que haver um fim de se preparar, criar estratégias, para uma futura conquista ou defesa de seus interesses, pois, no mundo maquiavélico todos os caminhos conduzem à guerra.

    

     Este texto foi um pouco das teorias encontradas no seu livro “O Príncipe”, espero que tenham gostado, se não, critiquem o quanto quiserem, mas lembrem, sempre com respeito e palavras adequadas.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Baseado no livro:

THOMAS, Henry - A história da Raça Humana,

Porto Alegre, 3ª edição – Ed. Globo

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Arquivo X – O que os atores fizeram após o fim da série

image

    Arquivo X, foi uma das melhores séries já produzidas, se tornando uma lenda do gênero sobre ficção científica. Foi uma série intrigante e cheia de muito suspense, recheada de várias espécies alienígenas, seres mutantes genéticos, insetos matadores e conspirações globais; que prendeu vários fãs em frente as suas TVs por 9 temporadas, com investigações comandadas por Fox Mulder(David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), e mais tarde introduziram mais dois agentes especiais John Doggett (Robert Patrick) e Monica Reyes (Annabeth Gish).

David Duchovny

image

     Nascido no dia 7 de agosto de 1960, em Nova York. Depois de ter estrelado Arquivo X, teve algumas participações em outras produções, como no seriado como Sex and the City, e nos filmes “Connie and Carla” (2004), House of D também de 2004, The Secret (O segredo em 2007). E nesse mesmo ano de 2007, depois de não emplacar mais nenhum grande sucesso obtido de outrora, ele encarna a personagem Hank Moody em "Californication", onde ele é um escritor de vida rude e mulherengo, que tenta equilibrar a sua carreira, e o relacionamento com sua ex-namorada e sua filha. Nessa série ele pode sentir novamente, o sabor do sucesso, com mais uma grande interpretação.

 

Gillian Anderson

image

     Nascida em 09 de agosto de 1968, em Chicago. Logo após o fim da série, atuou em seriados e filmes como, “Bleak House”, “The Mighty Celt”, e “How to lose friends and Alienate People”, também se dedicou a sua paixão desde os tempos de colégio que era o teatro, atuando em algumas peças como “A Doll's House (2009)” e “The Sweetest Swing in Baseball (2004)”, e ganhou alguns prêmios, além dos já conquistados como a agente Scully, concorreu também a prêmios de “BAFTA TV Award: Best Actress Nominated (2006)”, “Broadcasting Press Guild Award: Best Actress Won (2006),” “Emmy Award: Outstanding Lead Actress in a Miniseries or a Movie Nominated (2006)”, entre outros prêmios e indicações pela série “Bleak House”.

Robert Patrick

image

     Robert Patrick, o agente especial John Dogget, nascido no dia 5 de novembro de 1958, em Marietta, Georgia, EUA. Antes da personagem John Dogget, uma outra personagem de sucesso que ele interpretou, para quem não se lembra, foi o cyborg T-1000 no filme “Exterminador do Futuro 2”, teve ainda atuações notórias em filmes como no filme “O Massacre de Rosewood”, e em “Strip-tease” contracenando ao lado de Demi Moore; Após sua participação no Arquivo X, ele emprestou sua voz para o longa-metragem” Os Mosconautas no Mundo da Lua (2008)”e participou de outros filmes como “Brigada 49 (2004), “Firewall - Segurança em Risco (2006)” , Somos Marshall (2006)”, e seu último trabalho “Homens que Encaravam Cabras (2009)”

 

Annabeth Gish

image

     Annabeth Gish, a agente especial Monica Reyes, nascida no dia 13 de março de 1971, em Albuquerque, Novo México. Trabalhou, também, nas séries “West Wing – nos bastidores do Poder” sendo a filha mais velha do presidente Bartlet “Martin Sheen”; no seriado CSI: Miami (2004), Criminal Minds (2010), e em vários filmes como, Desperation (2005), Murder On Her Mind (2008), Flash Forward (2010). Em 2006, ela desempenhou o papel de Julia no filme independente “The Celestine Prophecy”, e no mesmo ano, volta a trabalhar na continuação do papel principal no drama Brotherhood.

 

Mitch Pileggi

image

     Mitch Pileggi, o diretor-assistente do FBI, "Walter Skinner", nascido no dia 5 de abril de 1952, em Portland, Oregon. Com o fim do seriado, ele fez alguns trabalhos para a TV como, Sons of Anarchy, Stargate: Atlantis, Greys Anatomy, Law & Order e alguns filmes, Flash of Genius (2008), Recontagem (2008), Man in the Chair (2007).

 

William B. Davis

image

     William Bruce Davis, o Canceroso, C.G.B. Spender, esses eram os nomes, sob as quais, se faziam referência a ele. Nascido no dia 13 de janeiro de 1938, em Ontário, Canadá. Após a série ele fez para a TV, The Murdoch Mysteries, Robson Arms, e nos filmes atuou em Sombras de um Desejo (2009), Contaminação (2009), Passageiros (2008), Almas Gêmeas (2006).

 

Escrito por: Eduardo Logan

 

Fontes:

http://www.imdb.com/

http://epipoca.uol.com.br/

http://www.annabethgish.ws/

http://www.gilliananderson.ws/

http://www.cineplayers.com/

http://www.fandango.com/

http://www.nndb.com

http://www.minhaserie.com.br/

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Verdadeiro Diamante Negro – Leônidas da Silva

   image

    Quem inventou a bicicleta era um maluco. A bicicleta é a jogada mais suicida do futebol. O atacante tem que marcar um gol de costas para as traves. A bola vem alta. O maluco salta mais de um metro de altura e sabe que na queda não terá defesa. Vai arriscar a espinha, a nuca, o cóccix, as costelas. Mesmo assim, ele salta.

image      Para todos os efeitos, quem inventou a bicicleta foi um maluco chamado Leônidas da Silva, vulgo “Diamante Negro”, “Homem Borracha”. Leônidas jurava que tinha apenas aperfeiçoada a jogada. Não importa.
     Leônidas da Silva nasceu no dia 6 de setembro de 1913. Aos nove anos, o pai morreu e Leônidas foi adotado pelos patrões de sua mãe. Desde do primário queria ser jogador de futebol, mas começou sua carreira como ajudante de mecânico da Light. A partir de 1928, joga em diversos clubes do subúrbio carioca. Aos 20 anos, vai para o Bonsucesso e pede de “luvas” dois ternos e uma calça de veludo. Depois trocou de clubes rapidamente: Vasco, Botafogo e Flamengo. 
      Na Copa de 1938 virou celebridade. Ganhou o apelido de “Homem de Borracha”. O Brasil ficou em terceiro e ele foi o artilheiro da competição com 8 gols. No Brasil é recebido com desfile de carro aberto. Torna-se o primeiro jogador brasileiro a fazer “merchandising”. Leônidas vira marca de cigarro e relógio. Acima de tudo, “Diamante Negro” vira um chocolate que até hoje continua líder no mercado.
      image Da glória para a cadeia. Em 1941, descobre-se que Leônidas havia falsificado seu certificado militar. Ficou preso 8 meses no quartel do Realengo. E da cadeia para a glória. Aos 29 anos de idade se transfere para o São Paulo. Vinte mil torcedores o receberam na Estação do Brás. Estréia no dia 24 de abril de 1942 contra o Corinthians, fazendo o Pacaembu bater recorde de publico – 74.078 pagantes. Seu último jogo foi em janeiro de 1950. Tentou a carreira como técnico no São Paulo e não deu certo. Saiu-se bem melhor como comentarista de rádio.
      A dura queda de Leônidas da Silva começa a aparecer na Copa do Mundo de 1974. Sua memória falha no ar, ele interrompe seus comentários sem lembrar do que estava falando. Em 1993, os esquecimentos cada vez maiores se revelam o mal de Alzheimer. Sem memória, Leônidas é internado numa clínica paga pelo São Paulo. Às 16 horas do dia 24 de janeiro de 2004, ele deu o último suspiro de sua insuficiência respiratória. Leônidas da Silva foi o maior craque de sua geração e um dos maiores na história do futebol brasileiro.

(Placar de 2005)

 Alguns Dados:

Anos

Times

Campeonatos

Gols

1929

S. Cristóvão

 

31

1929-1930

Sírio Libanês

 

50

1931-1932

Bonsucesso

 

55

1933

Peñarol

 

28

1934

Vasco

Carioca(1934)

27

1935

Botafogo

Carioca(1935)

?

1936-1942

Flamengo

Carioca(1939)

142

1942-1950

São Paulo

Paulista(43,45,46,48,49)

140



1934-1946



Brasil

(1932)Copa Rio Branco
(1945)Copa Rocca
(1938)Artilheiro e Melhor jogador da Copa do Mundo



37

 

  Produzido por: Carlos Madeiro

Fontes:

http://www.museudosesportes.com.br

http://www.flamengo.com.br/

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Diferença entre espiritismo e espiritualismo

 

Espiritualismo

     O espiritualismo tem como característica considerar as ideias dos planos abstratos, sendo contrário aos materialistas, que só consideram o que é material. Esta doutrina admite a existência de Deus, de forças universais, e de uma alma imortal no homem.

 

Espiritismo

     O espiritismo considera um espírito imortal no homem, que vivencia experiências fora do corpo físico, com o intuito de evoluir, alternando vidas e programas de aprendizados num mundo espiritual, e retornando ao mundo material num processo denominado reencarnação.

     Pode, também, sem que o indivíduo realmente tenha desencarnado, conseguir estabelecer uma comunicação entre vivos e mortos, comumente intermediado por um médium.

 

     De uma forma geral, essa doutrina espírita codificada pelo francês conhecido como Alan Kardec, visa tratar da natureza, origem, mundo e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. E o espiritualismo, admite a presença, no homem e no mundo em geral, do elemento espiritual. Sendo assim, a maioria das religiões são espiritualistas, devido ao fato, delas acreditarem numa dualidade corpo e alma.

 

Escrito por: Eduardo Logan

  Fontes:

http://www.osgefic.org.br/

http://biologiaespiritualidade.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Cidade soterrada de Kolmanskop

     Esta é uma cidade fantasma que fica no deserto deNamibe, no sul da Namíbia (África). Seu nome em alemão significa "colina Coleman"; a curiosidade por trás desse nome vem do fato ocorrido há muito tempo, onde um carroceiro chamado Johnny Coleman, no meio de uma tempestade de areia abandonou sua carroça de boi em uma pequena colina no deserto. Devido a isso, os alemães no início do século XX, em busca do tão sonhado diamante, fundaram essa pequena cidade, e em homenagem ao carroceiro, deram o nome Kolmanskop, com todas as instituições e comodidades, que uma cidade poderia ter, até hospital, teatro, cassino, o primeiro bonde da África, entre outras coisas mais, foram construídos.

     Mas nem tudo foram flores para esta cidade, logo após primeira grande guerra, as jazidas de diamante foram aos poucos se esgotando, e os alemães partiram para locais onde haviam sido descobertos depósitos maiores como Oranjemund, e desta forma, a cidade foi abandonada.

image      Com o passar dos tempos e com as forças dos ventos, a areia foi invadindo a cidade, e a soterrou. Sendo assim, em um pouco mais de IV décadas, a cidade nasceu, floresceu, e morreu. Seu último habitante deixou a cidade em 1956. E hoje em dia, para conhecer a cidade fantasma, o visitante precisa obter uma difícil licença especial concedida pelas autoridades da Namíbia.

image

 image image

image

 image image

image

 image

image

 image

Escrito por: Eduardo Logan

 

Fontes:

http://aprendendoporai.blogspot.com

http://toligadaco.blogspot.com/

http://comunidademib.zip.net

http://lugaresesquecidos.blogspot.com

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Conheça um pouco do nosso cérebro

    O nosso cérebro é um enigma que os cientistas, aos poucos, tentam solucionar. Sabe-se que ele realiza várias funções como, controlar a temperatura do corpo, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração; recebe várias informações oriundas dos nossos sentidos, controla a locomoção, a fala, a noção de equilíbrio do corpo, quando estamos de pé ou sentados, além, de nos permitir raciocinar, imaginar e sonhar.

image

     O peso dele, em um adulto, é de aproximadamente 1,4 kg, e pode representar cerca de 2% do peso do nosso corpo, mas utiliza 20% do oxigênio encontrado no sangue e 25% dos açúcares que circulam no organismo, suas células nervosas são chamadas de neurônios, e possuímos cerca de 100 bilhões dessas células.

 

Os neurônios possuem três divisões:

     Corpo celular: É o local onde estão contidas, as partes necessárias das células, como o núcleo, retículo endoplasmático, ribossomos e mitocôndria. Se acontecer do corpo celular morrer, o neurônio também morre.

     Axônio: transporta os impulsos nervosos pela extensão da célula.

     Dendritos ou terminações nervosas: fazem as ligações, e permitem que o neurônio se comunique com as outras células ou perceba o ambiente a sua volta.

As partes do cérebro são:

image

     Tronco encefálico: o tronco encefálico controla os reflexos e funções automáticas (frequência cardíaca, pressão arterial), movimentos dos membros e funções viscerais (digestão, micção);

     Cerebelo: integra informações do sistema vestibular - (responsável pela manutenção da postura, do equilíbrio e da orientação espacial. Parte desse sistema é localizada no ouvido interno.) - que indicam posição e movimento, e utiliza essas informações para coordenar os movimentos dos membros;

     Hipotálamo e glândula pituitária: controlam as funções viscerais, temperatura corporal e respostas de comportamento, como alimentar-se, beber, respostas sexuais, agressão e prazer;

     Córtex cerebral: integra informações de todos os órgãos dos sentidos, inicia as funções motoras, controla as emoções e realiza os processos da memória e do pensamento.

 

Cérebro Inferior

image

    A parte conhecida como Cérebro Inferior consiste no tronco encefálico, na medula espinhal e no diencéfalo. Nesta divisão, também são encontrados o cerebelo e o córtex cerebral. E em cada uma dessas estruturas estão localizados os centros das células neurais, conhecidos com núcleos, que são responsáveis por determinadas funções:

     Bulbo: responsável por regular a pressão arterial e a respiração, e transmitir informações dos sentidos que vêm dos nervos cranianos;

     Ponte: Transmitir informações sobre movimento e posição do cerebelo para o córtex. E também são responsáveis pela respiração, o paladar e o sono.

     Mesencéfalo: Está envolvido nas funções motoras, movimentos oculares e controle auditivo.

     Tálamo: determina que informações sensoriais cheguem à consciência e participem da troca de informações motoras entre o cerebelo, o gânglio basal e o córtex;

     Hipotálamo: controla as secreções hormonais da glândula pituitária. Tem controle sobre a reprodução sexual, a alimentação, a ingestão de líquidos, o crescimento e o comportamento materno. Ele, também, é responsável por quase todos os aspectos do comportamento, como o “relógio” biológico e o ritmo circadiano.

 

Cérebro Superior

     A parte superior do cérebro é constituída de quatro partes conhecidas como, lóbulo frontal, lóbulo parietal, lóbulo temporal e lóbulo occipital, e que cada lóbulo tem uma função diferente:

image

     Lóbulo frontal: localiza-se na parte frontal do crânio, responsável pelas habilidades motoras (incluindo a fala) e as funções cognitivas.

     Lóbulo parietal: Está localizado na parte posterior do lóbulo frontal, responsável pela percepção de estímulos sensoriais, que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos.

     Lóbulo temporal: Está intimamente ligada a audição. Nele também se encontra a ínsula que influencia funções automáticas do tronco encefálico, e processa informações sobre o paladar; o hipocampo que é importante para a memória de curto prazo; a amígdala que controla o comportamento sexual e social, e outras emoções.

     Lóbulo occipital: Encontrado na parte de trás da cabeça numa região conhecida como nuca, e é responsável pelas informações captadas pelos olhos, ou seja, sua especialidade é a visão.

     Como foi visto, o cérebro é um órgão muito complexo, mas muito bem organizado, no qual comando todo o corpo humano, desde as mais simples emoções e ações, até as mais essenciais para a vida.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://www.todabiologia.com/

http://saude.hsw.uol.com.br/

http://tudoemumclic.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...