Menu

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Causas da Primeira Guerra Mundial

image

Algumas das causas para a deflagração da Primeira Grande Guerra foram:

  •      Uma dessas causas foi econômica, pois, os números de 1914 apontavam que a produção de ferro da Alemanha era maior que a da Inglaterra e França juntas; seus produtos já manufaturados circulavam por mercados antes dominados pela “Terra da Rainha”, e isso gerou uma rivalidade entre essas nações.
  •      Outra causa foi a “Questão dos Balcãs”, que começou quando a Áustria anexou as províncias, até então turcas, da Bósnia e da Herzegovina, províncias essas de muito interesse da Sérvia. Assim, a Alemanha declarou apoio aos austríacos, e isso desgostou o imperialismo russo, que queria dominar a região com o intuito de se apossar de Constantinopla(Istambul), chocando-se de frente com os interesses de alemães e austríacos de construir uma estrada de ferro que ligasse Berlin à Bagdá, na qual dominaria essa região. Deste modo, os soviéticos procuraram fazer uma aliança com a França e encorajou a Sérvia, Bulgária, Montenegro e Grécia, com o espírito de vingança, contra as atrocidades cometidas pelos otomanos em batalhas anteriores, a se unirem a eles.
  •      Ressentimento francês por ter pedido em 1870 para a Alemanha, os territórios da Alsácia-Lorena, região rica em carvão e minério de ferro. Após essa derrota, brotou nos franceses um sentimento de revanchismo, que visava desforrar essa derrota, e recuperar os territórios perdidos.
  •      A questão marroquina: essa questão quase fez que entre 1905 à 1911, Alemanha e França entrassem em guerra. Uma conferência internacional foi convocada, com objetivo de dar fim aos conflitos, estabeleceu que a França teria domínio sobre o Marrocos, e caberia a Alemanha uma pequena faixa de terras no sudoeste africano; os alemães não ficaram contentes com essa decisão desfavorável, e em 1911 ocorreram novos conflitos com a França, e esta, para evitar a guerra, concedeu uma considerável parte do Congo francês.

Houveram também outros motivos para que a Primeira Grande Guerra acontecesse, como o assassinato de Francisco Ferdinando e sua esposa, mas coloquei esses, pois, achei que eles eram os que mais se destacavam.

 

Escrito por: Eduardo Logan

Fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/

MAIOR,A.Souto – História Geral

São Paulo, 15ªedição – Cia. Ed. Nacional

2 comentários:

  1. [...]"Deste modo, os soviéticos procuraram fazer uma aliança com a França e encorajou a Sérvia, Bulgária, Montenegro e Grécia"[...] Amigo a união soviética nasceu durante e após a 1ª guerra, quando houve a revolução Russa e os Czares caíram.... Leia um pouco mais

    ResponderExcluir
  2. Rafael, no inicio do paragrafo ele havia dito imperialismo russo, assim sovieticos trata-se de um ligeiro equivoco. Vc deveria tambem ter corrigido que ao inves de Austria, fosse colocado Imperio Austro-Hungaro.
    Mas o importante deste post é mostrar que as causas da 1. guerra foram muito além da morte do arqui-duque.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...