Menu

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Corpo Seco

Corpo-seco

     Corpo-Seco, segundo a lenda, é um homem que passou a vida batendo na mãe.
Quando morreu, foi rejeitado por Deus e pelo Diabo, inclusive pela terra que enojada repeliu-o. Um dia, se levantou de sua tumba, completamente podre, e vive grudado em arvores que depois ficam secas.
No interior de São Paulo, há uma variante desta lenda, conta-se que quando uma pessoa passa perto do corpo seco ele pula nela e suga todo seu sangue, se não passar nenhuma pessoa ele vai morrer, porque se alimenta do sangue humano (semelhante a um vampiro). Há ainda relatos do corpo seco no estado do Paraná, Amazonas, Minas Gerais, em alguns países africanos de língua portuguesa, relatados por soldados brasileiros veteranos da missão UNAVEM III e na região Centro-Oeste do Brasil, principalmente.
Até hoje, há o dito popular: “Quem bate na mãe fica com a mão seca”.
 
 

2 comentários:

  1. Aqui na minha cidade se conta também que para impedir que o corpo seco te ataque, é preciso pular uma poça d'agua. E pra que ele nõ levante da tumba, deve-se colocar corrente em volta do tumulo.

    ResponderExcluir
  2. Legal essa versão, não sabia que existia formas de evitar o ataque dessa criatura no folclore. Fiz um post sobre o mesmo assunto, se der dê uma conferida:

    Lenda Do Corpo Seco

    Seu site ta de parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...